quarta-feira, 9 de junho de 2010

Projeto Grael promove gincana ecológica em comemoração à Semana do Meio Ambiente

Cerca de cem alunos recolherão o lixo flutuante da Baía de Guanabara.
Para comemorar a Semana do Meio Ambiente, o Projeto Grael (www.projetograel.org.br), em Niterói, realizará, no dia 9 de junho (quarta-feira), a I Gincana Ecológica. Cerca de cem alunos do projeto, embarcados em diferentes classes de veleiros, recolherão lixo flutuante da Baía de Guanabara. Também estará participando a equipe do Projeto Baía de Guanabara com a lancha Coral-IRN, que fará o monitoramento das correntes. Ao final da gincana haverá premiação da equipe que conseguir recolher o maior volume de lixo. O montante será recolhido pela CLIN, companhia de limpeza de Niterói.
O objetivo da atividade é sensibilizar os alunos do Projeto Grael e público em geral sobre a questão dos resíduos sólidos, além de estimular o trabalho em grupo e de cooperação dentro da instituição.
Para atingir todos os alunos inscritos nos cursos do Projeto Grael, haverá duas etapas. A primeira pela manhã, com início às 8h40 e a segunda à tarde, com largada às 14h40 às margens do projeto (Rua Carlos Ermelindo Marins, 494 – Jurujuba). As equipes seguirão direto para a Pedra do Morcego, onde há maior incidência de resíduos que acabam se acumulando numa pequena praia. A prova terá a duração de aproximadamente uma hora. Vale também recolher lixo flutuante no trajeto de ida e volta.
Mais sobre o Projeto Grael - O Projeto Grael [www.projetograel.org.br] foi criado há doze anos por uma iniciativa dos irmãos e velejadores Torben e Lars Grael e também de Marcelo Ferreira. Atualmente, o irmão mais velho, Axel Grael, ex-presidente da Feema e também velejador, é o presidente do Instituto. Desde a sua fundação, o Projeto Grael vem desenvolvendo uma metodologia própria de esporte e educação, que serviu como base para outros programas semelhantes, como o Navega São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo, e o Projeto Navegar, iniciativa federal desenvolvida em diversas cidades brasileiras. Além disso, as cidades de Vitória (ES) e Maricá (RJ) já acolheram núcleos do Projeto Grael. Em março deste ano, o Projeto abriu sua primeira unidade descentralizada no município de Três Marias (MG).
A iniciativa já conquistou reconhecimento internacional com prêmios e chancelas recebidas de instituições, como a Federação Internacional de Vela (Isaf), a Unesco, dentre outras. Mais de 8 mil jovens que passaram pelo Projeto Grael desenvolveram, além da prática da vela e de conhecimento profissionalizante para o mercado náutico, o conceito de cidadania.
. [I Gincana Ecológia Projeto Grael, dia 09/06/2010, com saída com embarcações às 8h40 e às 14h40. Término do evento previsto para às 17h, Rua Carlos Ermelindo Marins 494 - Jurujuba, Niterói (RJ)].

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!