quarta-feira, 30 de junho de 2010

Representante da ONU destaca esforços de Cabo Verde na protecção do ambiente.

Cabo Verde



Praia - O encarregado dos programas ambientais do sistema das Nações Unidas no país, António Querido disse hoje (quarta-feira) que “Cabo Verde tem desenvolvido um positivo trabalho em termos de conservação e preservação da biodiversidade”.

Aquele responsável é participante do Segundo Encontro Internacional sobre a “Educação Ambiental na construções de Sociedades Sustentáveis”, que começou terça-feira e termina hoje, quarta-feira, na cidade da Praia.

Durante dois dias vários temas ligados à temática ambiental foram debatidos.

“Cabo Verde tem, neste momento, três áreas protegidas: no Fogo, em São Nicolau e na ilha de Santiago”, reporta, salientando que este ano vai-se dar início também a um projecto financiado pelas Nações Unidas “para ter mais três áreas para a preservação da biodiversidade e das espécies endémicas do arquipélago”.

António Querido recorda que quando Cabo Verde alcançou a independência, em 1975, tinha apenas cerca de 3 mil hectares de áreas florestadas. “Actualmente, tem mais de 80 mil hectares, com espécies resistentes à seca, e isso traduz o seu esforço na luta contra a desertificação, sem esquecer o seu empenho na conservação de solos e água”.

Salientou ainda que “o maior desafio” neste momento “é trabalhar muito mais com as novas e presentes gerações, no desenvolvimento de uma consciência ambiental que ultrapasse a escala local. É preciso ter nas escolas um processo pedagógico ambiental que consiga no nosso dia a dia, incutir aos alunos uma relação mais respeitosa com o meio ambiente”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!