quinta-feira, 3 de junho de 2010

Semana do Meio Ambiente capacita sociedade para preservação


por TJ/AL

Acontece, desde 31 de maio até o domingo (06), a Semana Integrada do Meio Ambiente – evento promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) em parceria com diversos entes públicos e privados. Alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no sábado (05), a semana está promovendo atividades no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa) com o objetivo de conscientizar a população da importância da preservação dos recursos naturais.

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) está apoiando a iniciativa da Semarh. Através da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), palestras estão sendo realizadas no auditório do Centro de Formação de Professores (Cenfor) do Cepa.

Palestra é promoção da Esmal

A pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e especialista em Direito Civil, Ana Beatriz Pinto Moreira de Freitas, proferiu palestra na manhã desta quarta-feira (02). “A tradução da biodiversidade sobre o aspecto da legalidade” foi o tema da explanação da pesquisadora.

Ana Beatriz falou da importância da participação social na preservação da biodiversidade sob o aspecto da ética, destacando a participação de estudantes, uma vez que boa parte do público do evento é oriundo de escolas públicas e privadas.

“Precisamos fazer esse contato das crianças com as leis. Aproximando essa parceria entre a legalidade e a sociedade é que vamos ter um ambiente preservado. Depende de cada um de nós uma atitude responsável, sustentável em relação a nossa sociedade, aos nossos hábitos de consumo”, disse a pesquisadora.

Por um mundo consciente

A pesquisadora frisou a necessidade de preparar as novas gerações para uma conscientização de responsabilidade pela preservação da vida. “Se a gente não trabalha isso na formação das crianças, fica difícil depois de formadas terem esse cuidado de pensar no meio ambiente como um bem coletivo, um bem da sociedade”.

“A Educação tem a responsabilidade de aproximar as crianças e adolescentes em formação aos princípios da legalidade, às leis que já estão no nosso sistema jurídico para que alcancem um desenvolvimento sustentável e um planeta com qualidade de vida para as gerações presentes e futuras”, concluiu.

O alunado participante do avento também participou de oficinas, como a de sabão biodegradável e a de brinquedos feitos artesanalmente a partir de materiais recicláveis. Até o final da semana serão promovidas apresentações culturais, exposições e atividades esportivas e ecológicas para quem prestigiar o evento.

Um comentário:

  1. Oi, vim visitá-lo para conhecer seus texto, também escrevo sobre o meio ambiente. Achei seu blog muito legal.
    Abraços,
    Leonice.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!