quarta-feira, 9 de junho de 2010

Senado lança campanha ambiental 'Faça a Coisa Certa"


[Foto:]
Foi lançada nesta terça-feira (8) no Senado a IV Semana do Meio Ambiente, iniciativa do programa Senado Verde para estimular a boa gestão ambiental, evitar desperdícios e reduzir o consumo de energia, água e papel. A campanha Faça a Coisa Certa e uma série de exposições e debates fazem parte da programação.
Faça a Coisa Certa tem o objetivo de facilitar a reciclagem, além orientar e mobilizar os servidores e visitantes da Casa sobre a importância da coleta seletiva de lixo. Elaborada pela Subsecretaria de Projetos Especiais, a mostra também enfatiza que pequenas atitudes e gestos simples incorporados ao nosso cotidiano ajudam a preservar a natureza e economizar recursos.
A coordenadora do projeto Senado Verde, Andréa Valente, explicou que o sistema de coleta adotado pelo Senado é fácil e prático para os usuários e funcionários que lidam com a limpeza. Com apenas duas cores, a lixeira preta indica o material preto que pode ser reciclado, e a branca, lixo molhado e resíduos orgânicos, usados na compostagem para virar adubo. Segundo Andréa Valente, a maior parte do que é recolhido já recebe o devido tratamento e a destinação adequada.
- Quando fizemos o diagnóstico de nossos resíduos, identificamos que 80% é papel. Nós já reaproveitamos esse papel, que é encaminhado a uma empresa de reciclagem.
Durante o lançamento foram apresentados o novo site do Senado Verde na internet e o II Concurso de Fotografia do Legislativo Federal. Em parceria com o EcoCâmara, com o TCU Ecologicamente Correto e com o Sindilegis, a disputa, com o tema "Energia", é aberta aos servidores dessas instituições.
Durante a IV Semana do Meio Ambiente, o Senado Verde vai recolher pilhas e baterias que serão encaminhadas para a reciclagem. Os visitantes do Senado também poderão conhecer a exposição qual energia que queremos para nossa vida e conferir os principais tipos de energia que compõe a matriz brasileira.
Além disso, um debate no Interlegis, em parceria com o Ministério do Planejamento, discute sistemas de contratações públicas ecologicamente responsáveis.
O senador Romeu Tuma (PTB-SP), elogiou a campanha de coleta seletiva e disse que a preocupação com o meio ambiente está na pauta do Congresso Nacional.
- É uma obrigação dos congressistas e os funcionários estão tomando uma brilhante iniciativa ao mostrar à sociedade a importância do meio ambiente. Eles estão fazendo a coisa certa.

Da Redação, com informações da Rádio Senado
 

[Multimídia]Áudio | Senado lança campanha "Faça a Coisa Certa" para conscientizar servidores e visitantes
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!