quarta-feira, 7 de julho de 2010

Despejo de esgoto industrial em ETE traz prejuízo ambiental e financeiro

Resíduos são jogados em estação preparada somente para tratar esgoto doméstico

Baixe o Adobe 
Flash PlayerBaixe o Adobe Flash Player
O despejo irregular de esgoto feito por empresas tem trazido prejuízos para o meio ambiente e para os cofres públicos de Campinas. A Estação de Tratamento de Esgoto Vó Pureza, na região do Jardim São Marcos, está preparada para tratar somente esgoto doméstico, mas acaba recebendo esgoto industrial.
O esgoto doméstico é tratado com produtos e, ao final do processo, a água limpa é novamente encaminhada aos rios. O resíduo químico, produzido por indústrias, requer outro tipo de tratamento e chega ao ponto da Sanasa, responsável pelo fornecimento de água e pelo tratamento de esgoto em Campinas, despejar o esgoto do rio sem tratamento.
Segundo a coordenadora de Tratamento de Esgoto de Campinas, Silvia Helena Ferreira Dias, como muitas empresas não dão o destino correto para os dejetos industriais, foi necessário aumentar o uso de produtos químicos, que ainda assim são insuficientes para tratar esses detritos.
O monitoramento, que antes era feito de hora em hora, passou a ser feito de 15 em 15 minutos, e a análise da água, que antes era feita duas vezes por semana, agora é diária. Esse excedente é necessário tudo as empresas despejam os dejetos em lugar inadequado.
A Sanasa registrou um boletim de ocorrência na polícia contra uma empresa por despejo irregular e contratou uma empresa pra ajudar no mapeamento desses descartes clandestinos.
Baixe o Adobe 
Flash PlayerBaixe o Adobe Flash Player
Saiba mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!