sábado, 3 de julho de 2010

O Presidente dos EUA defende energia renovável, mas não menciona mais apoio a mecanismo para limitar emissões.

Obama recua de plano de crédito de carbono




Alex Ribeiro, de Washington


O vazamento de petróleo na Golfo do México deu nova vida ao projeto do presidente Barack Obama para incentivar o uso de fontes alternativas de energia nos EUA, que parecia morto. Só não se sabe, porém, quais são as propostasdefendidas pelo governo americano.
Senadores e analistas políticos tentavam decifrar ontem o que Obama quis dizer ao pregar o uso de energias menos poluidoras em discurso à nação na noite anterior. No pronunciamento de 17 minutos sobre o vazamento de petróleo, o presidente não citou nenhuma vez a sua proposta defendida desde a campanha eleitoral, de criar mecanismo de crédito de carbono.
A ideia básica desse sistema é limitar as emissões, pelas empresas, de gases que provocam o efeito estufa. Quem quiser superar o limite teria de comprar créditos deemissão de gases, que seriam vendidos por quem polui abaixo de sua cota. Na União Europeia já funciona um sistema similar.
O governo enfrenta uma corrida contra o tempo para aprovar um projeto sobre o tema, seja qual for o conteúdo. O recesso de verão e as eleições do segundo semestre, que renovam parte do Congresso, tornam ainda mais apertado o calendário legislativo. Se o assunto não passar neste ano, o governo terá que apresentar outro projeto no ano que vem, quando começa outra legislatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!