quarta-feira, 13 de outubro de 2010

WWF: Portugal tem a 39ª maior pegada ecológica « Energias Renováveis

Portugal é o 39.º país com impactos ambientais mais elevados relativos ao consumo de recursos naturais, embora a pegada ecológica portuguesa tenha diminuído face a 2005, anunciou hoje a WWF.
“A pegada ecológica per capita de Portugal em 2007 posiciona o país em 39.º lugar”, com 4,5 hectares, quando a pegada mundial é de 2,7 hectares, refere a organização de conservação da natureza, que divulgou hoje o seu relatório “Planeta Vivo 2010″.
A biocapacidade, indicador relacionado com a capacidade regenerativa do planeta para satisfazer as necessidades da humanidade, é em Portugal de 1,3 hectares por pessoa (ocupa o 85.º lugar entre 124 países) quando em 2005 era de 1,2 hectares.
Assim, “Portugal está em défice ecológico, pois a pegada ecológica, de 4,47 hectares por pessoa, excede o valor da biocapacidade, de 1,3 hectares por pessoa”, segundo a WWF.
“A pegada portuguesa diminuiu em relação a 2005 devido fundamentalmente a reduções da produção a nível nacional, que se traduziram em menores emissões de dióxido de carbono, resultando numa menor pegada de carbono”, explica a organização.

Diário Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!