sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Acesso Digital incentiva ações internas para reduzir gastos com papel.

Por Ariane Cordeiro

Empresa quer disseminar uso consciente de papel e oferece solução inteligente para gerenciar documentos sem a necessidade de imprimir-los

A Acesso Digital, especializada em digitalização de documentos e preocupada com ações sustentáveis, quer disseminar o uso consciente de papel no mundo corporativo. Na avaliação da empresa, a falta de consciência ambiental é um dos grandes problemas das companhias. Sabe-se que apenas um funcionário de escritório é responsável por utilizar, em média, 10 mil folhas por ano. Por outro lado, para a produção do papel, são necessárias duas a três toneladas de madeiras, além da utilização de produtos químicos tóxicos, altamente prejudiciais a saúde humana e ao meio ambiente. Para mudar este cenário, a empresa apresenta uma série de dicas práticas que podem ser incorporadas facilmente por companhias de todos os portes e segmentos.

O primeiro passo, de acordo com a Acesso Digital, é criar uma conscientização ambiental entre os colaboradores. “Somos uma empresa que digitaliza documentos e, consequentemente, utilizamos pouco papel. Porém, como este material ainda não está totalmente descartado em nossa vida, buscamos realizar ações que engajem os nossos colaboradores ao uso consciente do material”, afirma Diego Torres Martins, presidente da Acesso Digital.

Na companhia, os funcionários são orientados a substituírem impressões e cópias de papéis pela digitalização e guarda digital de documentos eletrônicos. “A nossa maior contribuição para preservar o meio ambiente surgiu com a própria missão da Acesso: popularizar a digitalização de documentos no Brasil. Quanto mais empresas estiverem adotando a digitalização, menor será a quantidade de papéis utilizados por elas”, analisa Martins.

Na era do “paperless”, a Acesso Digital possui uma solução de gerenciamento de documentos e de imagens, obtidas a partir da digitalização, chamada SAFE-DOC, que armazena a documentação de maneira segura e organizada, sem a necessidade de impressão.

Um exemplo prático pode ser observado em um escritório de contabilidade. Com o SAFE-DOC, o escritório deixa de imprimir diversos tipos de documentos, tais como: notas fiscais eletrônicas, declarações e recibos resultantes de obrigações acessórias (imposto de renda, GIA, DAME, RAIS), folhas de pagamento, entre outros.

“Se esta empresa tiver cerca de 100 clientes, o volume médio mensal de documentos que ela deixa de imprimir é de aproximadamente 10 mil páginas. A contribuição de uma única empresa pode parecer pequena, entretanto, se analisar os usuários do SAFE-DOC como um todo, pensando na expansão da solução em grande escala, veremos que os números serão bem expressivos”, afirma Martins.

Para saber mais sobre os impactos da produção de papel, acesse o site da WWF (www.wwf.org.br) e da Fase (www.fase.org.br). Sobre reciclagem, acesse www. cempre.org.br (Compromisso Empresarial para Reciclagem). Sobre certificação, acesse www.fsc.org.br (Conselho Brasileiro de Manejo Florestal).

Sobre a Acesso Digital
A Acesso Digital tem como missão popularizar a digitalização de documentos no Brasil. Com este foco, a empresa desenvolveu uma solução específica, que une simplicidade de uso, segurança de armazenagem e custo acessível para empresas de diferentes setores e portes.

A Acesso Digital é comandada pelo jovem empreendedor, Diego Torres Martins, sócio-diretor da companhia. Atualmente, possui clientes do segmento de private label, concessão de crédito ao consumidor, concessionárias, contabilidade, recursos humanos, marketing promocional, entre outros. Para saber mais, entre em www.acessodigital.com.br.

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