terça-feira, 19 de outubro de 2010

Ideias inovadoras e práticas sustentáveis no Espaço Sebrae de Conhecimento.

Da Redação
Empresários e sociedade mato-grossense terão um lugar em Cuiabá como referência para visualizar ideias inovadoras e aprender práticas sustentáveis.
O Espaço Sebrae de Conhecimento, a ser inaugurado dia 20 de outubro, vai dispor conceitos e oportunidades de negócios para gestores de micro e pequenas empresas desenvolverem a criatividade e pensar negócios em sintonia com a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. O espaço é anexo à sede do Sebrae-MT, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.
Na avaliação institucional do diretor-superintendente José Guilherme Barbosa Ribeiro, a sustentabilidade significa a manutenção da vida não só humana, mas animal e vegetal em todo o conhecimento e intervenções das pessoas. “É uma preocupação de análise científica e de inteligência para melhor uso dos recursos existentes”, ou, como, frisa, “o Sebrae vê a sustentabilidade como negócio”.
E por isso, “no Espaço de Conhecimento, será possibilitado aos inventores de produtos e processos, nos diversos segmentos empresariais, o apoio para que eles desenvolvam suas ideias e tenham acesso às tecnologias e profissionais qualificados”.
Nos últimos 10 anos, diz, devido restrições de produtos mato-grossense no exterior, a instituição iniciou trabalho para conscientizar o empresário local sobre exemplos de sustentabilidade.
Ele cita a Amazontech – Novos Rumos para Ciência, Tecnologia e Negócios Sustentáveis, realizada em Cuiabá em 2004, quando foram mostradas aplicações práticas aos empresários de Mato Grosso e autoridades públicas sobre produção e respeito ao ambiente, já desencadeados em países desenvolvidos e o que instituições internacionais pensavam sobre o binômio.
O vetor sustentabilidade, explica José Guilherme, tornou-se constante nos últimos anos em projetos e ações do Sebrae Mato Grosso. “O Sistema Sebrae, há dois anos, tem dado ênfase grande à inovação e competitividade”, contextualiza. “O Conselho Deliberativo Estadual determinou uma macropolítica para o Sebrae Mato Grosso de incentivo aos princípios de sustentabilidade que começaram a ser aplicados na obra do Espaço de Conhecimento, com os conceitos mais modernos de edifício verde”.
Materiais
A líder da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia da instituição, Suênia Sousa, explica que do conceito à construção, tudo no Espaço Sebrae de Conhecimento foi pensado para gerar o menor impacto ambiental. “Numa obra convencional, teria sido utilizada alvenaria, aqui usamos vidro. Ele facilita a iluminação natural, a manutenção e a desconstrução, dentro do conceito e prática de não gerar resíduo”.
Autor e arquiteto responsável pela obra, José Afonso Botura Portocarrero destaca que o prédio pretende ser o de menor consumo de energia. Nos dois lados extremos do prédio há ventanas ou painéis do teto ao piso para controlar luz natural e ventilação.
Placas de vidro fazem a interface com o ambiente interno para completar o sistema que combina redução do uso de energia e clima mais ameno dentro do prédio. Plantas nesses extremos ainda auxiliarão nesse mecanismo.
Seis conjuntos de luminárias solares foram instaladas no teto do prédio. Cada uma gera 400 Watts, o que equivale a 8 lâmpadas incandescentes normais. Essa instalação faz com que todo o salão principal da obra, de 308 metros quadrados, não tenha lâmpada convencional ou interruptor para ligá-la.
Portocarrero se inspirou em uma oca indígena do Xingu para dar forma real ao espaço. “O arco ogival (teto) é em camadas cobertas (na oca é de palha) que deixam escapar ar quente. Entre elas tem um colchão de ar que mantém a casca interna mais fresca. A casca externa absorve a radiação solar”, explica.
Ele diz que houve também o aproveitamento do terreno natural ao máximo. “Mantivemos árvores existentes e algumas foram replantadas”. Mais informações no www.mt.agenciasebrae.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!