terça-feira, 19 de outubro de 2010

Mesa Tendências 2010 discute a sustentabilidade na gastronomia.

De 26 a 28 de outubro, a capital paulista é palco do 4º Congresso Mesa Tendências, que pretende discutir a responsabilidade socioambiental na cozinha em aulas promovidas por 30 especialistas da área. Parte integrante da Semana Mesa SP, promovida pela revista Prazeres da Mesa e pelo Senac São Paulo, o Mesa Tendências apresenta o tema Sustentabilidade – O Que a Gastronomia Pode Fazer Pelo
Marcus Wareing
Marcus Wareing

Planeta?. Entre os confirmados estão o cientista Hervé This (França), os chefes Massimo Bottura e Heinz Beck (Itália), Tetsuya Wakuda (Austrália), Marcelo Tully (Escócia), Yoshihiro Narisawa (Japão), Marcus Wareing, Atul Kochhar e Shane Osborn (Inglaterra), Gastón Acurio (Peru) e o pâtissier Ben Roche (Estados Unidos).
Ingredientes e técnicas de cozinha estão na pauta de aulas e workshops do Mesa Tendências. “É urgente pensar no futuro do planeta, em consumir menos e buscar soluções mais sustentáveis. A cozinha não pode ficar fora dessa preocupação e, por isso, o congresso é um espaço para debater o assunto entre nossos alunos e o mercado nacional e internacional”, explica Márcia Cavalheiro, diretora de extensão universitária do Centro Universitário Senac.
Uma das experiências compartilhadas é a do chefe Shane Osborn que, entre as iniciativas sustentáveis, mantém no telhado do restaurante que comanda o seu próprio jardim. Outro exemplo, o japonês Yoshihiro Narisawa, faz iguarias como caldo com a terra da horta e biscoitos com madeira, além de assinar um menu criado sem utilizar qualquer recurso de energia: eletricidade, gás, carvão, pilha, lenha – nada mesmo.
O Congresso Mesa Tendências trata da sustentabilidade com base em dois pilares: infraestrutura e atuação dos profissionais. “Precisamos descobrir o que a gastronomia pode fazer pelo planeta. O tema deste ano propõe a discussão dessa questão e a continuidade para as próximas edições. Do respeito ao produto e à reutilização de talos e folhas dos ingredientes ao uso de produtores locais, há muito que debater”, explica Georges Schnyder, diretor comercial da Revista Prazeres da Mesa e um dos organizadores da Semana Mesa SP.
O objetivo do encontro, ao reunir os chefes mais engajados com sustentabilidade do planeta, é redigir um documento com conclusões e sugestões de novas condutas que promovam uma conscientização e colaboração do setor com a causa, além de uma mudança de atitude nos especialistas da área. A inscrição para o Mesa Tendências dá direto à filiação com a primeira anuidade gratuita ao Slow Food e o presidente mundial do movimento, Carlo Petrini, será o convidado de honra que fechará o evento.
Serviço

Semana Mesa SP
Data: de 25 a 29/10; 2ª a 6ª
Local: Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro
Endereço: Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 – Santo Amaro
Inscrições e informações: www.semanamesasp.com.br e (11) 2678-7080
Mesa Tendências – congresso internacional de gastronomia de São Paulo (a inscrição no congresso dá direito à participação no Prazeres da Mesa ao Vivo, evento com degustações e aulas que integra a Semana Mesa SP)
Data: de 26 a 28/10; 3ª a 5ª
Horário: das 9 às 19 horas
Local: Centro de Convenções do Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro
Valor: para os três (3) dias de evento R$ 1.400. Estudantes e associados Slow Food pagam R$ 1.200

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!