quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Relatório mensura as novas espécies da Amazônia.






Uma nova espécie a cada três dias. Essa foi uma das informações adquiridas através do balanço divulgado pelo relatório Amazônia Viva: uma década de descobertas 1999-2009, da Rede WWF, para refletir o tamanho da biodiversidade amazônica. Mais de 1.200 espécies novas de plantas e de animais vertebrados foram descobertas no bioma Amazônia entre 1999 e 2009 e isso confirma a Amazônia como um dos lugares mais diversos do planeta.


“O relatório demonstra claramente a incrível diversidade de vida na Amazônia”, afirmou Francisco Ruiz, coordenador da Iniciativa Amazônia Viva da Rede WWF. “O relatório nos faz lembrar quanto ainda temos que aprender sobre essa região única e o que pode se perder se não promovermos a conservação ambiental, garantindo o fornecimento de benefícios econômicos, sociais e ambientais para a população amazônica e também para aquelas que vivem na zona de influência climática da Amazônia, que é muito ampla”, acrescentou.

O superintendente de conservação do WWF-Brasil, Cláudio Maretti, lembra que o relatório é um grande incentivo para o trabalho de conservação da biodiversidade no país. “O Brasil é o país com o maior número de espécies descobertas nessa década. Foram 280 novas espécies. Seis das sete espécies de primatas descobertas estão no Brasil.

As novas espécies descritas no relatório Amazônia Viva: uma década de descobertas 1999-2009 compreendem 637 plantas, 257 peixes, 216 anfíbios, 55 répteis, 16 aves e 39 mamíferos. (DOL, com informações da WWF Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!