terça-feira, 16 de novembro de 2010

Sebrae apresenta estudo sobre atividades econômicas na Amazônia.

Proposta é estimular geração de benefícios sociais às populações por meio de iniciativas sustentáveis
Agência Sebrae
Os resultados de três anos de pesquisa envolvendo sete estados da região Norte foram apresentados na última quinta-feira (11), em Porto Velho, capital de Rondônia. Os coordenadores nacionais, regionais e os gestores estaduais dos projetos estruturantes reuniram-se no auditório da Federação das Indústrias (Fiero) para apresentação e divulgação oficial das pesquisas.

A reunião transcorreu durante todo o dia e apresentou a estrutura das atividades econômicas estudadas. Por meio desses estudos foram geradas cartilhas, livros e documentos que viabilizam a estruturação da atividade. Esses instrumentos serão disponibilizados pelo Sebrae aos empresários interessados. A proposta original é a geração de dividendos econômicos e sociais, principalmente o acesso à tecnologia e ao conhecimento, para que nessa faixa territorial possam se desenvolver iniciativas sustentáveis.

Os diagnósticos que resultaram dos projetos estruturantes são exemplos da busca do equilíbrio entre o bioma de floresta tropical, dominante na região, com ações de desenvolvimento. Isso tudo considerando preservação ambiental, profissionalização das atividades econômicas, além de agregação de valor aos produtos e serviços.

O superintendente do Sebrae em Rondônia, Pedro Teixeira Chaves, disse durante a abertura da reunião que esses estudos transcorreram com o pensamento de mostrar à sociedade que existem atividades econômicas sustentáveis para as comunidades amazônicas. “Os estudos detalham o passo a passo de atividades rentáveis à região. Foram respeitadas todas as características locais, tornando ecologicamente correto o produto final”, afirmou o superintendente.

Parceria

Os projetos tiveram início em 2007, num esforço conjunto do Sebrae Nacional, das unidades do Sebrae na Região Amazônica e da Abase (Associação dos Sebraes estaduais) na Amazônia. Eles têm como meta também gerar estudos indicando oportunidades de negócios e mapeamento de mercados consumidores, entre outras informações.

De acordo com essa diretriz, foram estabelecidos os seguintes Projetos Estruturantes: Madeira e Móveis na Amazônia, Flores Tropicais, Manejo Florestal não Madeireiro, Pirarucu na Amazônia e Turismo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!