segunda-feira, 2 de maio de 2011

Agricultores participam de oficina sobre Agroecologia (clipping)

 
A Emater-DF promoveu, na última quarta-feira (20), a primeira oficina de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais) no Assentamento Betinho, em Brazlândia. Dez agricultores familiares da região participaram da atividade que teve o objetivo de despertar o interesse pelas práticas agroecológicas. O Pais é um projeto que visa integrar a produção animal e vegetal da propriedade em um sistema que evita o uso de agrotóxicos e insumos que degradam o ambiente, estimulando a biodiversidade e o equilíbrio ecológico.
 
A oficina foi ministrada pela gerente de Agroecologia e Meio Ambiente da Emater-DF, Eusângela Costa, e pela extensionista rural da Emater Brazlândia, Roberta Sara de Matos, ambas engenheiras agrônomas. Na palestra sobre os conceitos envolvidos na produção agroecológica, as agrônomas destacaram a importância da recuperação e conservação do solo. “O solo é vivo também. Quando tiramos os alimentos, tiramos os nutrientes junto e, se não houver uma recuperação, o solo morre”, explicou Roberta.
 
As agrônomas também explicaram como funciona a integração da criação de animais – no caso, galinhas – com o plantio de hortaliças. Em seguida, elas demonstraram algumas técnicas agroecológicas, como a produção de composto orgânico, do adubo chamado bokashi e da calda de micro-organismos, todos usados para fertilização. A previsão é que sejam ministradas oficinas mensais aos agricultores familiares a fim de capacitá-los a utilizar o sistema.
 
O projeto Pais é realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pretende distribuir kits para implantação de horta e galinheiro dentro desse sistema a 69 agricultores familiares em todo Distrito Federal. Em Brazlândia, dez agricultores familiares serão beneficiados com os kits, que contêm dez galinhas, material para construção de um galinheiro e de 3 canteiros de horta com irrigação, além de uma caixa d'água de 5 mil litros.

Um comentário:

  1. Olá,
    sigo seu blog e já "papeamos" algumas vezes, fui indicada por vcs ao Prêmio Dardos. Obrigada :-)
    Meu blog está concorrendo ao TOPBLOG 2011 na categoria sustentabilidade.
    Conto com seu voto.
    Para visitar o blog:
    http://caroldaemon.blogspot.com/

    Para votar, visite o link abaixo e confirme sua escolha:
    http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=busca&c_b=19130455

    Perdoe entrar aqui e deixar a mensagem, escolhi uma que não estivesse comentada para deixá-la à vontade para apagar a mesma.

    Um grande abraço,
    Carolina

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!