quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Mobilidade urbana: Semob implanta modificações no Brisamar a partir desta quinta-feira

 João Pessoa  vai contar com mais um binário a partir desta quinta-feira (17). O sistema compreenderá o perímetro formado pelas ruas Francisco de Oliveira Porto e Cassimiro de Abreu, no bairro do Brisamar. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) vai colocar em prática as alterações de circulação no Brisamar e integrá-las às mudanças já implantadas no Miramar, desde o ano passado. O objetivo é dar mais fluidez ao tráfego de vias rápidas.

Com as modificações, as ruas Francisco de Oliveira Porto (bairro-centro) e Cassimiro de Abreu (centro-bairro) terão os seus sentidos de circulação invertidos. Já a rua Jorge Faraj também terá o sentido invertido da avenida Epitácio Pessoa até a Ruy Carneiro.

Como fica – A rua Francisco de Oliveira Porto, que tinha o sentido de circulação BR 230 em direção a Ruy Carneiro, vai ter o sentido alterado para seguir em direção à rua Inácio Ferreira Serrano e BR 230. Já a rua Cassimiro de Abreu ficará com o sentido inverso, ou seja, seguirá da rua Inácio Ferreira Serrano até a Ruy Carneiro. Tanto a Francisco de Oliveira Porto quanto a Cassimiro de Abreu continuam com mão-única de direção, o que proporciona maior fluidez no tráfego e mais segurança para os pedestres.

Os semáforos localizados na avenida Ruy Carneiro, próximo ao antigo Yázigi (CNA), serão ajustados para atender às necessidades das mudanças que serão implantadas no Brisamar. Os veículos que vêm pela avenida, sentido praia, terão as duas faixas da direita livres para seguir em frente até o encontro com a rua prefeito José Leite, pois o semáforo que fica no cruzamento anterior - da Ruy Carneiro com a Francisco de Oliveira Porto - irá controlar apenas os veículos que circulam na faixa junto ao canteiro central e pretendem entrar à esquerda para acesso ao Brisamar, isso pela Francisco de Oliveira Porto.

Looping – Os veículos que vêm na Ruy Carneiro, sentido praia-centro com destino à UFPB, não mais poderão realizar a conversão à esquerda na rua prefeito José Leite. Terão que fazer um looping entrando à direita na rua vereador Alberto F. Barroca, à esquerda na Catulo da Paixão Cearense, novamente à esquerda na Cassimiro de Abreu, para, então, cruzar a avenida Ruy Carneiro chegando a prefeito José Leite.

Ação educativa – Desde a manhã desta terça-feira (15), equipes da Divisão de Educação (Died) da Semob estão nas ruas do Brisamar – nos dois horários - para orientar os motoristas sobre as mudanças. Durante a abordagem, os educadores vão entregar panfletos informativos aos condutores de veículos e moradores do bairro. Agentes de mobilidade urbana também estarão no local monitorando o tráfego nos primeiros dias da mudança.

Transporte coletivo – Devido às alterações na circulação no bairro Brisamar, haverá modificação nos itinerários em algumas linhas. Os pontos de parada já estarão sinalizados no dia de início das mudanças. Agentes de mobilidade vão orientar os usuários sobre as modificações de itinerário.

509 – João Agripino: apenas no sentido centro/bairro. A partir da avenida Ruy Carneiro, segue pela Francisco de Oliveira Porto, rua Inácio Ferreira Serrano e itinerário normal.

512 – Bairro São José: apenas no sentido bairro/centro. Após a rua Severino P. Ferreira segue pela Cassimiro de Abreu, prefeito José Leite, seguindo pela avenida Epitácio Pessoa.

1500 – Circular: a partir da avenida Ruy Carneiro seguirá pela rua vereador Alberto F. Barroca, Catulo da Paixão Cearense, Cassimiro de Abreu, prefeito José Leite, avenida Epitácio Pessoa e itinerário normal pela Tito Silva.



Secom-JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!