domingo, 26 de abril de 2009

O destino da Amazônia em pauta


dom, 26/04/09
por Aldem Bourscheit |

Ocupando aproximadamene metade do território brasileiro, a Amazônia é uma das últimas

grandes florestas que sobrevivem no planeta. Além de abrigo de milhões de pessoas, é peça-chave no equilíbrio climático global. Por tudo isso, mantê-la é uma obrigação de toda a humanidade, especialmente dos brasileiros, que detêm a maioria da floresta que se estende por nove países sul-americanos.

 
No entanto, o desmatamento e as queimadas, especialmente na Amazônia, posicionam o Brasil entre os quatro maiores emissores mundiais de poluentes que estão aquecendo a temperatura do planeta. E até o momento, políticas públicas federais e estaduais não conseguiram pôr freio na devastação. Madeiras e outros materiais retirados na maioria das vezes de forma ilegal da grande florestas abastecem mercados em todo o país, majoritariamente no Sudeste. Por exemplo, oito em cada dez metros cúbidos de madeiras e nove em cada dez quilos de carne oriundos da região são consumidos aqui mesmo no Brasil.
 
Além disso, planos desenvolvimentistas como o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) têm pouco viés ambiental, proporcionam crescimento econômico em moldes que podem trazer sérias consequências para o equilíbrio ambiental e, em cascata, para a própria manutenção de atividades produtivas. A construção de grandes hidrelétricas e o asfaltamento de rodovias no coração da floresta são fartamente criticadas por entidades civis pelo risco de levarem mais desmatamento à região, sem ganhos sócio-ambientais. A BR-319, por exemplo, cuja pavimentação vem sendo debatida em audiências públicas, pode ligar umeixo do desflorestamento, a partir de Porto Velho (RO), a porções conservadas de floresta, no caminho até Manaus (AM).
 
Levar questões polêmicas como essas à sociedade brasileira é fundamental para se encaminhar um futuro melhor à majestosa floresta que ainda coroa o norte do Brasil. Afinal, quais são as consequências para o clima brasileiro se a Amazônia tombar? Quais são as vantagens de se manter a floresta viva, de pé? O que é o Fundo Amazônico e o Bolsa Floresta? Tudo isso e muito mais no episódio de hoje (26) da série especial Vozes do Clima, no Fantástico. Não perca!
 
Aldem Bourscheit

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!