sábado, 30 de maio de 2009

ABC promove atividades sobre Meio Ambiente


Da Redação


Para celebrar o Mês do Meio Ambiente, algumas das cidades da região prepararam uma programação especial de palestras sobre o tema. Entre 1º e 5 de junho, São Bernardo terá debates, fóruns, caminhadas e o plantio de árvores para lembrar aos munícipes a importância da data.

Na cidade de São Bernardo as atividades começam na segunda-feira (1º/06), às 8h30, no Paço Municipal, quando o prefeito Luiz Marinho e representantes do movimento ambientalista darão início oficialmente à Semana do Meio Ambiente. Em seguida, no jardim do Paço haverá o plantio de árvores frutíferas da Mata Atlântica pelo chefe do executivo municipal junto com o secretário especial de infraestrutura, Gilberto Marson, e de representantes das entidades ambientalistas.

No mesmo local, crianças e adolescentes da Fundação Criança produzirão mensagem em painel tendo como tema a busca de uma cidade sustentável e saudável. Esse painel ficará exposto ao longo da semana no Paço Municipal.

Nos dias 2, 3 e 4 de junho, serão realizadas caminhadas ecológicas com jovens da Fundação Criança, seguido de um diagnóstico infantil participativo, que será uma espécie de análise dos problemas ambientais da região onde as crianças estudam ou residem.

Na sexta-feira (05/06), haverá uma atividade de mobilização para a limpeza do Centro da cidade. Em uma manifestação, serão recolhidos resíduos como bitucas de cigarro, papéis, embalagens e pacotes. Os grupos vão partir da Praça Lauro Gomes e irão para diversos pontos da cidade.

São Caetano
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de São Caetano promove a 2ª Semana do Meio Ambiente com inúmeras atrações relacionadas à Educação Ambiental. A programação destinada a todas as faixas etárias será realizada em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no próximo dia 5 de junho.

Dos dias 1º até 5, durante a manhã e a tarde, teatro, cinema e brincadeiras ecológicas serão as atrações realizadas na Escola de Ecologia (rua da Paz, 10, bairro Mauá). As atividades são abertas ao público. Entre os dias 2 e 4, sempre às 12h e às 14h, será realizada a oficina Música Livre – que tem a proposta de trabalhar com material reciclável. Sob orientação do professor Ricardo Mingardi Coelho, as aulas serão ministradas no Estação Jovem (rua Serafim Constantino, s/nº, Centro – piso superior Módulo 2 do Terminal Rodoviário Nicolau Delic).

Na quarta-feira (03/06), a partir das 19h, estudantes de 5ª a 8ª série terão acesso a painéis sobre educação ambiental e a uma apresentação cultural. A atividade ocorrerá no Campus 2 da USCS (rua Santo Antônio, 50, Bairro Centro).

A população poderá acompanhar, na quinta-feira (04/06), às 19h30, uma palestra intitulada Impactos Globais no Meio Ambiente e Perspectivas da Gestão Local. A explanação do tema, que será realizada no Campus 2 da USCS (rua Santo Antônio, 50, bairro Centro), fica a cargo do professor Rogério Menezes.

Intervenções teatrais também farão parte da programação voltada à educação ambiental. Na sexta-feira (05/06), das 11h30 às 12h30, o Grupo Dona Facécia tomará conta do Largo da Figueira (rua Visconde de Inhaúma, bairro Nova Gerty) abordando o aquecimento global. Já no sábado (06/06), às 11h, no Espaço Verde Chico Mendes (avenida Fernando Simonsen, 566, bairro Cerâmica), o público poderá conferir a apresentação de teatro de fantoche Grupo Pé de Moleque, com a peça A Turminha da Dona Gotinha.

No domingo (07/06), a partir das 11h, uma sessão de contação de histórias irá mexer com a imaginação da garotada. A atração ocorrerá no Parque Catarina Scarparo D’Agostini (rua Ângelo Aparecido Radim, 90, bairro São José). No mesmo dia, à tarde, quem visitar o Espaço Verde Chico Mendes (avenida Fernando Simonsen, 566, bairro Cerâmica) irá desfrutar de muita música com o cantor Gesiel de Oliveira e poderá participar ainda de uma Oficina de Reciclagem.

Cinema
Exibições de filmes com temas relacionados ao meio ambiente também integram a programação. No dia 19 de junho, o público poderá acompanhar três sessões de curta e longa metragem no Estação Jovem (rua Serafim Constantino, s/nº, bairro Centro – piso superior Módulo 2 do Terminal Rodoviário Nicolau Delic). As exibições estão marcadas para as 15h, 17h e 19h.

Mauá
Em Mauá, a abertura oficial das atividades será no Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), às 17h, com a apresentação da revista ambiental Mauá, Meu Ambiente, no Teatro Municipal.

No mesmo dia, na parte da manhã, das 9h às 16h, os alunos da rede de ensino percorrerão pontos do município na caminhada Mauá, a cidade que eu gosto. Para a terça-feira (09/06) está prevista a entrega à Câmara Municipal do projeto de lei que institui o Conselho de Meio Ambiente.

Ainda durante o mês, a Prefeitura participará de debates da Agenda 21, organizados pela sociedade civil. No primeiro deles, no próximo dia 13 de junho, será feito um diagnóstico ambiental do município. No segundo seminário, marcado para 27 de junho, serão discutidas as diretrizes para elaboração da Agenda 21, a partir de demandas da população.

Santo André
O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realiza a partir da próxima semana uma série de palestras sobre assuntos ligados ao meio ambiente. As atividades ocorrem entre os dias 1º e 05 de junho no Centro de Referência, localizado na rua José Caballero, 143, Centro.

Entre os temas então A gestão dos Resíduos Sólidos em Santo André, Licenciamento Ambiental em Áreas com Potencial de Contaminação, Poluição Atmosférica e Impactos Locais, Desafios na Revitalização de Unidades de Conservação e Educação Ambiental e Mudança de Paradigmas.

Programação
Dia 01 - 9h – Tema: A gestão dos Resíduos Sólidos em Santo André
Palestrantes: Fernando Arlei Cruseiro, gerente de Coleta de Resíduos Sólidos do Semasa; engenheiro Elcires Pimenta Freire, representante da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (empresa responsável pela elaboração do EIA/RIMA da ampliação do Aterro Sanitário); Jorge Scotta, gestor ambiental

Dia 02 - 9h - Licenciamento Ambiental em Áreas com Potencial de Contaminação
Palestrantes: Luciana Yuri Higoshioka Toma, mestre em Gestão Ambiental e Assistente Técnica de Licenciamento Ambiental do Departamento de Gestão Ambiental do Semasa; Elton Gloeden, doutor em Hidrogeologia e gerente de Planejamento de Ações Especiais da Diretoria de Controle da Poluição

Dia 03 - 9h - Poluição Atmosférica e Impactos Locais
Palestrantes: Eduardo Jorge, secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo; Paulo Saldiva, doutor e Professor Titular da Faculdade de Medicina da USP; Vanessa Cristina Santiago, encarregada de Controle Urbano da Gerência de Controle Ambiental; Valquiria Ferrari, pós-graduada em Gestão Ambiental e Gerenciamento de Áreas Contaminadas e química da Gerência de Controle Ambiental; Eriane Justo Luiz Savóia, doutoranda em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica de São Paulo e gerente de Educação e Mobilização Ambiental

Dia 04 - 9h - Desafios na Revitalização de Unidades de Conservação
Palestrantes: Daruska Cavalcante Cardim, mestre em Recursos Florestais e Encarregada da Unidade de Conservação do Parque Natural do Pedroso; José Luiz de Carvalho, engenheiro Agrônomo, pesquisador Científico e diretor da Divisão de Reservas e Parques Estaduais do Instituto Florestal

Dia 05 - 18h30 Educação Ambiental e Mudança de Paradigmas
Palestrantes: Eriane Justo Luiz Savóia, doutoranda em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica de São Paulo e gerente de Educação e Mobilização Ambiental; Daniel Luzzi, mestre em Gestão Ambiental pela Universidade Nacional de General San Martín, cátedra Unesco em Ecotecnia e doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!