sábado, 30 de maio de 2009

Separação de recicláveis será o foco da Semana do Meio Ambiente

Evento vai reunir carrinheiros do município no novo centro de reciclagens Foto: Carlos Poly

Para a Semana do Meio Ambiente, que vai de 1º a 7 de junho, a Prefeitura de Araucária preparou uma série de atividades.

O maior evento acontecerá no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, em que a prefeitura apresentará o novo Centro de Processamento e Transferência de Materiais Recicláveis (CPTMR) aos carrinheiros do município.

“Queremos homenagear os catadores pelo seu dia, comemorado em 7 de junho, e mostrar o reconhecimento que o município tem pelo importante trabalho que desenvolvem em prol do meio ambiente e da sociedade”, destaca o diretor geral da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), Eduardo Kuduavski. Durante o evento para os carrinheiros também será assinado o termo de convênio para o gerenciamento do CPTMR entre a prefeitura e a Associação de Catadores Reciclar Araucária.

Segundo o diretor geral da SMMA, a Gestão Ambiental Integrada de Araucária (GAIA) está em fase de implantação e trata-se do conjunto das atividades voltadas ao gerenciamento do município com sustentabilidade, ou seja, com ênfase na melhoria e conservação do meio ambiente nas áreas urbana e rural.

Teatro

Durante a Semana do Meio Ambiente, a SMMA vai promover o espetáculo de rua Heróis Naturais. Serão duas apresentações em Praça Pública, uma no dia 4 de junho, às 20h, na Praça Vicente Machado e outra no dia 6, às 20h, na Praça da Bíblia, além de uma apresentação no dia 7 de junho, às 16h, no Parque Cachoeira.

Escolas do município vão conhecer o PGRS

As Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Educação (SMED) reunirão os diretores das escolas municipais, estaduais, particulares e diretores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) no dia 10 de junho, no anfiteatro do Paço Municipal, para a apresentação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Município – PGRS.

“O objetivo é explicar como funcionam os serviços de limpeza pública prestados pelo município bem como apresentar o projeto do novo Centro de Processamento e Transferência de Materiais Recicláveis para que tenham suporte em projetos escolares na área de Meio Ambiente” destaca o diretor do Departamento de Limpeza Pública da SMMA, Hélio Luis Bzuneck.

Os diretores também conhecerão a proposta do Consórcio do Lixo para a Região Metropolitana de Curitiba, que visa desativar o aterro sanitário da Caximba e ficarão por dentro dos programas, ações e serviços desenvolvidos pela SMMA.

Nesta ocasião também será feito o lançamento da proposta para a 1ª Mostra Infanto-Juvenil do Meio Ambiente, cujo tema de 2009 é Águas de Araucária.

“Cada escola poderá escolher uma nascente ou rio do entorno para que os alunos façam um diagnóstico da situação da água. Os resultados serão apresentados no final do ano, durante as comemorações do Dia do Rio”, adianta a integrante do Departamento de Educação Ambiental da SMMA, Fabienne Charvet Inckot.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!