domingo, 3 de maio de 2009

Amazônia: importante sob qualquer ângulo

O peruano Jose Antonio Marengo Orsini é pesquisador titular do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), mestre em Engenharia de Recursos de Água e Terra pela Universidad Nacional Agraria (Peru) e doutor em Meteorologia pela Universidade de Wisconsin (Estados Unidos). No Inpe, coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Mudanças Climáticas. Em 2007, lançou um primeiro modelo matemático prevendo impactos como aquecimento de até 8°C na Amazônia, até 2100. Ao blog do Vozes do Clima, explicou sobre a importância da floresta e comenta que políticas de conservação precisam se concretizar em campo.

 
Quem vê a floresta pela TV, fotos ou imagens de satélite, vê uma grande massa verde, com desmatamentos avançando por suas margens. Mas o que é Amazônia na verdade?

José Marengo - É um dos ecossistemas mais importantes do planeta, um dos maiores reguladores do clima regional e mundial, o mais amplo sistema hidrológico do mundo e enorme abrigo de biodiversidade, ainda mais se comparada com florestas frias, temperadas. Os europeus, por exemplo, vêem a Amazônia como uma grande farmácia, cheia de oportunidades para se elaborar medicamentos, produtos de beleza e outros itens. Cada um vê a Amazônia de uma forma diferente. Mas nós meteorologistas a vemos principalmente como peça-chave para regular e manter a estabilidade do clima mundial. Sob qualquer ângulo ela é sempre importante, também do ponto de vista político.

 
Por que ainda ocorre tanto desmatamento frente a toda essa importância?

Essa é uma pergunta com muitas respostas. Ambientalistas extremos dizem que a floresta não pode ser tocada, mas na prática isso não é possível porque pessoas moram na floresta e desenvolvem alguma forma de economia, produção de alimentos. Outro extremo é o dos grandes interesses econômicos, é difícil detê-los, combatê-los em uma região tão grande. Faltam um bom sistema de vigilância e políticas públicas para levar outra economia à região.

 
A Amazônia sobreviverá sem outros biomas, como o Cerrado e a Caatinga?

Imagine o clima atual, com a Amazônia, Cerrado e outros biomas funcionando como um grande sistema climático. Se no futuro, se a floresta amazônica virar uma savana com a pressão das mudanças climáticas, todo esse mecanismo seria alterado. A Caatinga poderia sumir, dando lugar a cactos. O clima futuro seria bem diferente do atual e regiões que dependem das chuvas, da agricultura, poderão graves prejuízos. Seria uma revolução gigantesca com custos sociais elevadíssimos.
 

As políticas públicas atuais atendem às necessidades de conservação da Amazônia?

Minha opinião pessoal é de que atendem, mas veja o exemplo de Santa Catarina, onde o governador acha que deve haver entre cinco e 30 metros margeando rios. Às vezes as políticas são feitas sem Ciência, não sei de onde saíram essas taxas. Hoje já temos muito mais conhecimento acumulado para direcionar a elaboração de leis. Também faltam meios para que as políticas de conservação sejam levadas a cabo, concretizadas, com todos os rigores da lei.


 

 

 

Aldem Bourscheit

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!