terça-feira, 26 de maio de 2009

Em agosto, SP ganha primeiro centro público de reciclagem de lixo eletrônico


Da Redação - 26/05/2009 - 09:26

São Paulo, 26 de maio de 2009 – A USP (Universidade de São Paulo) vai implantar, no campus da capital paulista, em agosto, o Centro de Descarte e Reciclagem de Lixo Eletrônico, o primeiro desse tipo criado por um órgão público no Brasil.

A unidade receberá investimentos de R$ 180 mil para adequação do local e compra de ferramentas, como balanças, compactadora e trituradora. A estimativa é que ele recicle ao menos 500 equipamentos eletrônicos por mês.

Após passar pela triagem, os produtos de informática poderão ser encaminhados para reciclagem ou destinados a ONGs e projetos sociais, caso possam ainda ser usados (mas deverão ser devolvidos à instituição educacional após três anos de utilização).

Os componentes descartados serão pesados, desmontados, separados e compactados para serem transportados a empresas parceiras de transformação dos resíduos para o processamento de metais, plásticos, placas, vidros e outros insumos recicláveis.

Os resíduos das baterias serão triturados e seguirão para tratamento e posterior recuperação de metais ou transformação em óxidos e sais metálicos que servirão de matéria-prima para indústrias.

A iniciativa vinha sendo desenvolvida desde o início de 2008 pelo Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP.

“Com mais de 50 milhões de computadores e 120 milhões de usuários de celulares no País, a quantidade de lixo eletrônico cresce em decorrência do descarte, estimulado pelo consumo de equipamentos novos cada vez mais modernos”, explicou a professora Tereza Cristina Carvalho, diretora do CCE e coordenadora do projeto.

Além da capital, também serão atendidos os campi de Piracicaba, São Carlos e Ribeirão Preto. As unidades de Bauru, Pirassununga e Lorena serão integradas ao programa até o fim deste ano, quando o centro será aberto para toda a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!