segunda-feira, 25 de maio de 2009

Governo quer reduzir preço da ração para peixe na Amazônia

Valor alto dificulta desenvolvimento da piscicultura

O ministro da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca, Altemir Gregolin, afirmou que a Empresa Brasileira de Pesquisa em Agropecuária (Embrapa), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e a Escola Técnica Federal do Amazonas estão desenvolvendo pesquisas para baratear o custo da ração utilizada na criação de peixes na Amazônia.

Gregolin participou de audiência pública promovida pela Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional para discutir o Plano Amazônia Sustentável Aquicultura e Pesca. Questionado sobre o assunto por deputados, o ministro admitiu que o preço atual das rações é "um grande desafio" para desenvolver o setor na região. Gregolin citou ainda a conclusão da BR 163 como uma outra medida que poderá reduzir os custos de produção.

O barateamento das rações foi listado entre os principais entraves da produção de peixes na Amazônia pelo deputado Silas Câmara (PSC-AM), presidente da comissão e autor do requerimento para a realização da audiência. Para ele, a coordenação das políticas publicas e seus investimentos também é importante para desenvolver a região.

O ministro informou ainda que o governo analisa a inclusão da aquicultura e da pesca no Pronaf Mais Alimento, atualmente destinado às pessoas físicas enquadradas como agricultores familiares no Pronaf.

– É uma linha de crédito excelente, porque financia até R$ 100 mil com juros de 2% ao ano e prazo de 10 anos para pagar – destacou.

O ministro disse que esses recursos poderiam financiar a modernização das embarcações da região e a construção de tanques para criar os peixes.

AGÊNCIA CÂMARA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!