sexta-feira, 22 de maio de 2009

Sala Verde número 391 é inaugurada em Itaboraí, no Rio

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, inaugurou hoje (22) no município de Itaboraí (RJ), a 391ª Sala Verde do País e vigésima segunda no estado do Rio de Janeiro. O projeto de educação ambiental desenvolvido em parceria pelos Ministérios do Meio Ambiente e da Cultura prevê a inauguração de várias salas do gênero em outros municípios do País. Nelas são exibidos vídeos da mostra Circuito Tela Verde, de curtas ambientais, alguns deles apresentados também durante a programação da TV Brasil.A Sala Verde de Itaboraí foi instalado na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, no centro histórico da cidade em um evento que fez parte das comemorações do aniversário de 176 anos de Itaboraí. Minc assistiu a uma apresentação do Projeto de Modernização da Praça Marechal Floriano Peixoto, que prevê a construção de um anfiteatro e de uma zona de internet sem fio, entre outras ações a serem realizadas no município. O ministro defendeu a educação ambiental como "a melhor forma de instruir a sociedade para o consumo sustentável."

O Circuito Tela Verde começou no Jardim Botânico, no Rio. O festival conta com 30 vídeos sobre experiências de projetos de educação ambiental em vários municípios fluminenses. O projeto foi recomendado por deliberação da 3ª Conferência Nacional do Meio Ambiente para ensinar à população o significado das mudanças climáticas e seus efeitos.

Até o fim do ano, o Circuito chega a 250 estruturas educadoras, como Salas Verdes, Pontos de Cultura, Coletivos de Cultura e Cineclubes, até julho. Cada centro organizará a sua mostra, com os kits enviados pelo MMA. Ao final de cada exibição está previsto debates com educadores ambientais e a audiência, como forma de busca de possíveis soluções para os problemas ambientais enfocados e propostas para projetos de educação ambiental.

Os vídeos mostram tanto trabalhos de educação ambiental bem sucedidos quanto rios que estão cada dia mais poluídos. Os curtas foram produzidos nos seguintes municípios: Araruama, Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Macaé, Niterói, Rios das Ostras, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra. A temática apresentada inclui ainda as opiniões, visões de mundo e modos de vida dos membros das comunidades locais sobre o meio ambiente, os problemas e as responsabilidades ambientais.

Limpa Rio - Minc participou ainda da cerimônia de início das obras do Programa Limpa Rio no município. O projeto foi concebido quando ele era secretário estadual do Meio Ambiente, e tem o objetivo de dragar e recuperar os rios de bacias hidrográficas do estado.

"Estamos cuidando da Amazônia, mas não podemos nos esquecer da Baía de Guanabara e do Rio de Janeiro", disse o ministro referindo-se à limpeza dos rios e a projetos de recuperação e preservação ambiental no estado.

Ele acrescentou que serão criadas atividades e empregos limpos em Itaboraí, dando como exemplo as ações ambientais prevista para o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), que será construído pela Petrobras. Minc ressaltou que a empresa vai investir em proteção ambiental na região e que estão previstas a implantação de várias iniciativas de controle ambiental do ar e das águas, como a instalação de um denitrificador para o controle de 90% das emissões de NOX (nitrato de óxido), que vai custar U$ 200 milhões de dólares, custeados pela Petrobras.

Fonte: MMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!