sexta-feira, 22 de maio de 2009

Lago Azul sedia evento pelo Dia do Meio Ambiente

“Lago Azul, cartão postal de Rio Claro” é iniciativa que marca no município o Dia do Meio Ambiente, cinco de junho, com uma série de atividades que estão sendo organizadas com o objetivo de chamar a atenção da comunidade para um de seus mais belos cartões postais.


A ação conjunta dos Rotarys, prefeitura e Unesp pretende sensibilizar a população para que freqüentar o Lago Azul também seja sinônimo de conservá-lo. “Estamos tomando uma série de medidas que já começam reverter o quadro de abandono que o parque vinha exibindo até início deste ano”, comenta o diretor do departamento de Parques e Jardins da prefeitura, Antônio Tadeu Ferreira. “Esse trabalho só terá efeito se a população ajudar o poder público a tomar conta do Lago Azul”, acrescenta.



As atividades no dia cinco de junho vão reunir ação cultural, esportiva e de prestação de serviços, com vários eventos para crianças e adultos girando em torno do meio ambiente em geral e, em particular, do Lago Azul, que receberá abraço simbólico dos participantes. “A programação prevê, ainda, desdobramento da ação no sábado (6), com mais esporte, lazer e cultura no local”, revela Rosana Altimari, presidente do Fundo Social de Solidariedade, entidade também à frente da iniciativa.



Obras



Enquanto o município organiza os eventos, a prefeitura continua o trabalho de recuperação do Lago Azul. Os mais de 1.200 metros da pista de cooper, no entorno do parque, já foram nivelados com argila e agora recebem pedregulhos para que o piso não fique escorregadio. Além disso, a pista terá marcação de metragem a cada 100 metros.



A recuperação dos equipamentos do playground também está na etapa final. Os balanços, casas de Tarzan, escorregadores, gangorras e outros brinquedos estavam todo em precárias condições de uso. “Em mais uma semana estarão todos em ordem”, diz Tadeu Ferreira.



A prefeitura também providencia melhorias na pista de skate e bebedouros, pintura das quadras e aplicação de verniz nos 840 metros da cerca em volta das águas do lago.



Já a recuperação da iluminação do Lago Azul ainda está em fase de concorrência pública. As luminárias existentes serão recuperadas, mas as que estão próximas às vegetações mais altas vão ser realocadas para novos pontos. Onde houver árvores mais altas, serão utilizados postes mais baixos, de maneira que a iluminação não recaia sobre a copa das árvores. A nova iluminação deve ser entregue até o final de junho, o que permitirá que, a partir daí, o parque fique aberto até as 22 horas.



O diretor municipal de Parques e Jardins ressalta que essas melhorias estão sendo feitas paralelamente ao projeto da prefeitura que vai garantir vigilância no local durante todo o dia e noite. “A sede da vigilância patrimonial ficará no Lago Azul e, além de vigias percorrendo o parque 24 horas, a nova iluminação também deixará os visitantes mais tranqüilos”, observa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!