sábado, 30 de maio de 2009

SEMARH PROMOVE “SEMANA DO MEIO AMBIENTE”

Esta segunda-feira, 01, começa a “Semana do Meio Ambiente 2009”. O evento será oficialmente aberto às 9 h no auditório da Codise. A ocasião será de muitas comemorações com palestras, visitas coordenadas, oficinas e caminhadas ecológicas na capital e interior do Estado. O encerramento será no dia 05, Dia Mundial do Meio Ambiente, com a solenidade de premiação da “III Olimpíada Ambiental”. O evento é uma promoção da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

O objetivo da Semana do meio Ambiente é promover atividades que contribuam para compreensão da diversidade e complexidade das questões ambientais em todo o Estado em parceria com diversas instituições, implementando e articulando ações de educação ambiental.

Para o secretário Márcio Macedo, no momento em que o planeta sofre com o aquecimento global, a Semana do Meio Ambiente deve ser um momento para refletir a questão ambiental como um dever do Estado e um compromisso da sociedade. “Existe uma necessidade de preservação dos recursos naturais. Estamos buscando cumprir o nosso papel, mas a sociedade precisa dar a sua contribuição na proteção do meio ambiente”, ressalta Márcio Macedo.

Em Aracaju, as discussões da “Semana do Meio Ambiente 2009” começam com mesa redonda sobre os “10 anos da Política Nacional de Educação Ambiental - PNEA: reflexos e desafios”. O superintendente de Qualidade Ambiental, Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental da SEMARH, Lício Valério Lima Vieira, representará a secretaria com palestra sobre “Política Nacional de Educação Ambiental e a Realidade Sergipana”.

No final da manhã do primeiro dia do evento, também no auditório da Codise, haverá a mobilização para o Programa Nacional de Capacitação de Gestores em Sergipe – PNC Sergipe. O programa foi criado para fortalecer as estruturas municipais de gestão em meio ambiente em Sergipe. Paralelamente às discussões iniciais da Semana do Meio Ambiente também acontece exposição das atividades desenvolvidas pela Semarh.

A semana de comemorações alusivas ao meio ambiente também chega aos parques naturais da capital. Dia 02 de junho é o “Dia do Parque” e será um momento para aproveitar em família ou entre amigos as belezas do Parque da Cidade. O terceiro dia do evento segue com uma caminhada ecológica, no Parque da Sementeira. Logo após, haverá o espetáculo do “Teatro Ambiental”, além de exibição de curtas. A realização desses trabalhos é uma parceria entre a Semarh e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

Ainda na capital, no dia 04, a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) coordena atividades educativas de fiscalização e monitoramento ambiental em Aracaju e no interior do Estado.

Durante toda a semana do evento acontecem palestras educativas e visitas monitoradas à Área de Preservação Ambiental Litoral Sul (APA Sul), na cidade de Estância. A APA do Morro do Urubu, em Aracaju, também estará aberta à visitação pelos estudantes dos bairros Coqueiral, Porto Dantas e Industrial.

As comemorações da “Semana do Meio Ambiente” também serão promovidas por diversas prefeituras municipais, além de órgãos da administração estadual como Pronese/NTGA, Deso, ITPS/Sedetec, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e o Banese. Serão dias de muitos trabalhos expostos sobre educação ambiental, apresentação de projetos, promoção de cursos, visitas monitoradas e palestras. Esses eventos acontecerão, em sua maioria, nas cidades do interior do Estado.

No enceramento do evento, 05 de junho, acontece premiação dos vencedores na “III Olimpíada Ambiental”. Os trabalhos enviados ao comitê da olimpíada já estão sendo submetidos à avaliação da comissão julgadora. A olimpíada tem como objetivo conscientizar os estudantes a refletirem de forma crítica e criativa sobre as águas sergipanas e este ano registrou um número recorde de participantes. A solenidade de premiação acontece no Ginásio Constâncio Vieira

Principais ações

A Semana do meio Ambiente tem como finalidade mobilizar a população sergipana para a defesa do meio ambiente. Segundo o secretário Márcio Macêdo, Sergipe já tem muitas conquistas na área ambiental, mas tem muita coisa ainda para ser feita.

Entre as conquistas da Semarh está a criação de duas unidades de conservação estadual: o Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, em Capela, e o Monumento Natural Grota do Angico, na cidade de Poço Redondo. Além disso, também houve a implementação de duas Áreas de Proteção Ambiental (APA’s). Respectivamente, a Área de Proteção Ambiental do Litoral Sul do estado e APA do Morro do Urubu, na capital.

Na área de recursos hídricos, existe a ampliação e recuperação da adutora do alto sertão e sertaneja. A iniciativa vai garantir num futuro próximo o abastecimento de água tratada para 25 cidades e 100 povoados do sertão.

Com o objetivo de reduzir a erosão e o assoreamento nas margens de rios sergipanos, houve a recuperação de nascente, mata ciliar e áreas degradadas. Ações como essas não só melhoram a qualidade e a quantidade da água disponível, como também ajudar na formação de corredores de biodiversidade.

Para mais bem informar a sociedade sobre a previsão de secas e de chuvas intensas foram implantadas 13 estações meteorológicas. A aquisição das plataformas possibilita a redução das perdas e o aumento da produtividade, principalmente na agricultura.

As ações da Adema possibilitam hoje maior rigor e menos burocracia para o licenciamento ambiental.

E para promover a educação e a consciência ambiental entre crianças e jovens, a Olimpíada Ambiental hoje está em sua terceira edição. A iniciativa mobiliza alunos e professores da rede pública e privada de ensino em todo o Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!