sábado, 23 de maio de 2009

Tudo pronto para a Semana Integrada do Meio Ambiente

23/05/09 20:10

A comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, que ocorre a cada 5 de junho, vai ter novidades este ano. A principal delas é a articulação que mais de 40 instituições, órgãos públicos, ONGs ambientalistas, universidades, empresas e associações universitárias estão fazendo para realizar, pela primeira vez, no mesmo espaço, uma Semana Integrada do Meio Ambiente.

O espaço escolhido é o Centro de Educação Aplicada (Cepa), no bairro do Farol, em Maceió, que passará a ser o alvo das atenções públicas de 2 a 5 de junho, com diversas atividades culturais, científicas, artísticas e ligadas à difusão de tecnologias. A previsão é de que mais de 30 mil pessoas prestigiem as atividades.

Encabeçadas pelas secretarias estaduais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Educação (SEE), Cultura (Secult), Saúde (Sesau) e Comunicação (Secom), pelo Ibama, IMA, Exército, Batalhão Ambiental da PM, Polícia Federal, pelas secretarias de Meio Ambiente e Comunicação de Maceió, por empresas como a Petrobrás, Usina Coruripe, Braskem, Vale Verde e ONGs ambientalistas como Salsa de Praia, Fórum de Defesa Ambiental (FDA), Mammália, Lagoa Viva, IPMA e Movida, as articulações já estão bem adiantadas e prometem uma semana inteira de atividades propositivas em favor das causas ambientais.

Com abertura oficial prevista para as 9 horas do dia 2 de junho, a Semana será inaugurada, também, com a abertura da 1ª Ecoexpo (Exposição Ecológica), da Mostra Itinerante do Museu do Rio São Francisco e do Ciclo de Palestras Ambientais que já conta com mais de 100 expositores, abordando os mais diversos assuntos e práticas, tecnologias e questões científicas ligadas ao meio ambiente, sobretudo no contexto de Alagoas.

Para a 1ª Ecoexpo, mais de 25 empresas, ONGs e órgãos públicos já confirmaram tendas e estandes de demonstração dos seus trabalhos e produtos ambientais. Além dos eventos já citados, que funcionarão diariamente das 9 às 20 horas, de 2 a 5 de junho, haverá, ainda, no CEPA, um palco que, a partir das 16 horas de cada dia, servirá para a apresentação de grupos musicais, grupos folclóricos, peças de teatro, corais e outras manifestações ligadas à temática do meio ambiente.

Uma Gincana Estudantil Ecológica e uma grande ação de plantio de mudas está agendada para o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, quando a Semarh, o IMA, a SEE, o IPMA, o Exército e a Sempma pretendem cobrir toda a área livre do Cepa com vegetação de mata atlântica.

Visando à adequação dos espaços do Cepa para viabilização da Semana Integrada do Meio Ambiente, o novo secretário de Estado da Educação, Rogério Teófilo,determinou um mutirão de limpeza de toda área. Ao mesmo tempo, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos montou em sua Superintendência do Meio Ambiente uma coordenação específica para os eventos, que atende na própria sede da Semarh, em Jacarecica, pelo e-mail semanameioambiente@hotmail.com ou através do telefone 3315-3904. Esses contatos poderão ser acionados por qualquer pessoa, instituição, empresa ou associação que queira participar dos eventos da Semana.

por Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!