sexta-feira, 22 de maio de 2009

WWF propõe demolição de 20 barragens em Espanha para recuperar os rios

A organização ecologista WWF (Fundo Mundial da Natureza) analisou as 1200 barragens espanholas e concluiu que 20 devem ser demolidas porque estão obsoletas, em ruínas ou causam grandes impactos no Ambiente.

Para a WWF, é um “mito” que as todas as infra-estruturas hidráulicas são úteis. “Isso não é verdade: umas sim e outras não”, comentou ontem Juan Carlos del Olmo, secretário-geral da organização na apresentação da campanha Libertando os rios, citado pelo “El Mundo” online.

Segundo a análise da WWF há 548 barragens em espaços naturais protegidos, 308 das quais têm mais de 50 anos. As 20 que têm pior classificação - na Catalunha e Galiza, por exemplo - devem ser demolidas, a fim de cumprir a Directiva Quadro da Água. Assim, a WWF e a associação AEMS-Ríos con Vida, fundada por pescadores desportivos, escreveram uma carta à ministra do Ambiente, Elena Espinosa, aos presidentes das conferências hidrográficas e às Comunidades Autonómicas afectadas para pedir um plano de obras sustentáveis.

Alberto Fernández Lop, especialista do Programa de Águas da WWF, garante que esta campanha se insere no âmbito de um movimento mundial que pretende identificar as barragens que são obstáculos para os rios. “Nos Estados Unidos demoliram-se mais de 700 barragens por razões de segurança e económicas. Na União Europeia, França foi o país pioneiro ao eliminar vários obstáculos na bacia do Loire”.

Espanha também já demoliu algumas infra-estruturas de pequenas dimensões, especialmente no Norte do país, em alguns casos para permitir a migração do salmão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!