segunda-feira, 25 de maio de 2009

Zoneamento da cana será decidido por Lula, diz Stephanes

25/05/2009 - 16:34 - Agência Estado

Logo Agência Estado

Campinas, 25 - O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes evitou o conflito com seu colega do Meio Ambiente, Carlos Minc, em relação à questão do zoneamento agroclimático para o plantio da cana-de-açúcar. Ele disse que a polêmica sobre o assunto será resolvida "pelo presidente da República, sob o ponto vista técnico".

O ministro Minc voltou a criticar, após o período de trégua, a intenção do Ministério da Agricultura de liderar o cultivo da cana-de-açúcar na região entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul, que formam a bacia do Pantanal. "Isso é uma questão técnica e não política e quem pode decidir politicamente não sou eu e nem o ministro Minc, é o presidente da República, sob um ponto de vista técnico", disse Stephanes, que participa da cerimônia do aniversário dos 20 anos da Embrapa Monitoramento por Satélite, em Campinas (SP).

O ministro defendeu que os zoneamentos agroclimáticos para cana-de-açúcar do Mato Grosso do Sul e o do Governo Federal já garantem o plantio da cultura em áreas daquele Estado e que "a questão básica é a de proteger os lençóis freáticos e o Pantanal". Ainda de acordo com Stephanes, a medida "em que a Embrapa Meio Ambiente diz que o risco (de plantio) é zero a decisão cabe ao governo". Indagado se as declarações do ministro Minc tinham um cunho político e não técnico, Stephanes rebateu: "isso é um problema dele", concluiu o ministro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!