terça-feira, 26 de maio de 2009

Inaugurada Semana de África na UNESCO.

França

Paris – O Director-geral da UNESCO, Koichiro Matsuura, procedeu hoje, segunda-feira, em Paris, a abertura da Semana de África, com a inauguração de uma exposição patente ao público na sede da organização até ao dia 29 do mês em curso, sob o lema “A África na sua dinâmica Cultural e Desportiva”.

No evento, o stand da República de Angola foi o segundo a ser visitado, depois do da África do Sul , países que irão albergar as duas mais relevantes provas de futebol, a nível de África e do planeta (CAN 2010 e Mundial), respectivamente.

O representante do stand sul-africano forneceu explicações sucintas sobre as grandes obras de construção de estádios e outras infra-estruturas para honrar o continente africano que pela primeira vez vai receber os jogadores de futebol durante a Copa do Mundo de Futebol de 2010.

O Adido de Imprensa da delegação de Angola junto da UNESCO, que também é o coordenador da subcomissão de exposições no quadro da Semana Africana, prestou ao director-geral da UNESCO esclarecimentos sobre a dinâmica que o Governo angolano
imprimiu ao processo de preparação do CAN 2010, apoiado nas imagens montadas sobre o muro da exposição angolana.

O objectivo da delegação de Angola junto da UNESCO é o de honrar o nome do país no seio do grupo africano da UNESCO, realizando uma exposição condigna que reflicta o espírito sugerido pelo tema, apresentando uma mostra áudio-visual das grandes realizações e manifestações de Angola, nos domínios da Cultura e do Desporto.

Assim, o destaque coube ao CAN 2010, enquadrado pela mensagem do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, sobre a escolha de Angola para a realização do evento que “traduz o prestígio que o país está em vias de conquistar no concerto das nações devido ao seu desenvolvimento positivo em diferentes domínios e é também uma prova de confiança nas capacidades do povo angolano e das suas instituições.


Ainda no domínio desportivo, o stand de Angola exibe imagens da conquista do Afrobasket 2007, da excelência do andebol feminino,
de José Sayovo, campeão paralímpico e da honrosa participação de Angola na Copa do Mundo.

A dinâmica cultural angolana encontra expressão, nesta exposição, nas imagens fotográficas de Mbanza Kongo, candidata a
património cultural da Humanidade e do Carnaval, uma das mais belas festas africanas.

Filmes da Cinemateca Nacional e da Federação Angolana de Basquetebol passam, de hora a hora num ecrã gigante em frente ao stand.

Para além da exposição, durante a semana de 25 a 29 de Maio, serão projectados quatro filmes: A Bola de Ouro, de Cheik Doucouré, com Salif Keita; Endurance, uma homenagem do realizador britânico Leslie Woodhead a Hailé Gebreselassié, o jovem etíope vencedor dos 10 mil metros nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996; O Destino, de Youssef Chahine e A rival, do francês Edouard
Carrion.

“O desporto e o desenvolvimento em África: desafios”, “África-Caraíbas: identidade cultural e problemática do desenvolvimento”, “Os trunfos da diversidade cultural no contexto da crise mundial”, constituem temas de debates previstos na UNESCO pelos organizadores da semana africana.

Dia 29 de Maio, o Presidente da República do Mali, Amadou Toumani Touré, visitará oficialmente a UNESCO e pronunciará perante os embaixadores e delegados permanentes da organização uma conferência sobre A gestão dos conflitos: o caso do Mali.

Ainda no mesmo dia, terá lugar um Forum Anti-Dopagem com a presença de desportistas africanos e da diáspora. Espera-se a
participação de Zinedine Zidane, Hadhari Djaffar (Comores), Sergado (Côte d’Ivoire), Sammy Traoré (Mali), Simão Mate (Moçambique) e de Mbami, dos Camarões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!