segunda-feira, 29 de junho de 2009

16ª Casa Cor Paraná deixará benfeitorias para o Asilo São Vicente de Paulo


[29-06-2009]
Entrada da Casa Cor Paraná 2009
foto: divulgação

A cada edição, a Casa Cor Paraná mostra novidades, unindo muita criatividade e a manutenção do compromisso com a arquitetura, promovendo um verdadeiro resgate urbano ao valorizar edificações emblemáticas da cidade. Na 16ª edição do evento, que estará aberta ao público no Asilo São Vicente de Paulo, até o dia 13 de julho de 2009, além de projetos de arquitetura e decoração de interiores, várias das benfeitorias executadas para abrigar o maior evento de decoração do Paraná permaneceráo no imóvel, proporcinando melhores condições às moradoras do tradicional asilo.

O evento foi planejado de acordo com as necessidades da instituição e executado de maneira inteligente, que reúne os interesses do Asilo e da Casa Cor. Todo o planejamento seguiu a orientação do do Escritório Luiz Bacoccini Arquitetura, gestor imobiliário do imóvel, que vem desenvolvendo um trabalho de regulamentação documental e planejamento das reformas necessárias já há dois anos. O processo sempre avaliou as necessidades apontadas pelo superintendente do Asilo São Vicente de Paulo, Padre José Aparecido Pinto, tudo sob a orientação da Comissão de Avaliação do Patrimônio Cultural da Cidade de Curitiba, órgão da Prefeitura Municipal.

Benfeitorias

Sob o tema “Eco-criatividade e Responsabilidade Social”, a 16ª Casa Cor Paraná apresenta 53 projetos inovadores em 7 mil m² (2.065 m² de área já existente, 500 de área construída especialmente para o evento, e jardins laterais do Asilo São Vicente de Paulo). O trabalho de repaginação do austero asilo envolveu a valorização do esplendoroso parque vegetal, com projetos de paisagismo que tiveram, como principal premissa, a manutenção das características básicas e uma homenagem ao artista brasileiro Roberto Burle Marx, que neste ano é homenageado pelos 100 anos de seu nascimento.

Ainda nas áreas externas foram construídos 2 pavilhões em estruturas de concreto pré-moldado L.C. Costa, tradicional parceiro de Casa Cor Paraná, e erguidos a partir de uma base de concreto sustentável (produzido pela empresa Soliforte, a partir de resíduos de construção) Estes pavilhões foram edificados num trabalho entre as empresas L.C. Costa Pré-Moldados e Fórmula Engenharia. As estruturas são constituídas de pilares e vigas produzidos em uma planta industrial, que foi transportada e montada no local da obra. “Por ser um produto industrializado, a estrutura tem a vantagem de ser montada com rapidez, e também proporciona grandes vãos entre pilares e vigas, tornando o projeto mais amplo”, explica o engenheiro Luís César da Costa, diretor da L.C. Costa.

Estes pavilhões, ambientados pelos arquitetos Ivan Wodzinsky (“Sala Vip e Toilettes), Eduardo Mourão (“Champagne Bar”), abrigam as atividades sociais da 16ª Casa Cor Paraná. Já no “Clube Gourmet”, projeto da arquiteta Denise Moura, são realizados jantares empresariais e o projeto Gastronomia Solidária (jantares promovidos por badalados chefs profissionais, em beneficio de instituições de benemerência).

Estes pavilhões, que somam 500 m² e são equipados com lavabos e copas auxiliares, permanecerão no Asilo São Vicente de Paulo após o evento, permitindo que a instituição passe a oferecer um novo serviço para quem realiza cerimônias na igreja lá localizada, alugando estes sofisticados ambientes como cenários para comemorações, além de outras atividades promovidas pelo asilo no decorrer do ano.

Pavilhão C

As melhorias que afetarão de forma mais direta o cotidiano das internas do Asilo São Vicente de Paulo estão localizadas no Pavilhão C. Além de obedecer às diretrizes de preservação do patrimônio histórico tombado que a instituição representa, as obras de infra-estrutura empreendidas pela Casa Cor Paraná permaneceráo no imóvel. Espaços que estavam muito desgastados pelo tempo e pelo uso foram reformulados, para que proporcionem mais conforto paras as idosas que residem na instituição.

O que na prática, significa toda a remodelação das redes hidráulica e elétrica do Pavilhão C; pintura completa do exterior, incluindo a Igreja; recuperação de telhados, calhas e estruturas; a total reforma de banheiros e áreas funcionais, além da remodelação completa do refeitório, dos setores de serviços e alojamentos. Todos estes trabalhos de reformas estruturais foram executados pela empresa AND Construtora, apoiadora local de Casa Cor Paraná.

Um dos trabalhos mais interessantes foi a repaginação das paredes internas dos dormitórios em madeiras sustentáveis, chapas duplas de OSB, fabricadas pela LP Brasil. Esta área dos dormitórios apresenta-se aos visitantes abrigando o setor do evento chamado “Casa Sob Medida”, com diferentes temas de studios residenciais. Interessante apontar que as áreas destes studios foram programadas para, após o evento, serem redistribuídas, voltando os espaços a abrigar os quartos individuais das moradoras do asilo.

Somam-se ainda como benfeitorias: pintura interna e externa completa com tintas Suvinil; pintura completa da Igreja, tetos em gesso, persianas Luxaflex e escadas novas, produzidas pela Manske.

O foco na responsabilidade social, além da temática abordando a Sustentabilidade do planeta, foi fundamental para o resultado do evento. As empresas e os expositores abraçaram a causa do Asilo São Vicente de Paulo e compreenderam a importante oportunidade de associar as suas ações de marketing, que o evento oportuniza, com ações de benemerência. Observa-se extremo capricho e cuidado com os espaços e ricas intervenções, chamando a atenção os trabalhos nos pisos do imóvel, tanto os originais restaurados, como a presença de mármores doados pelas empresas Michelangelo e Gramarcal.

Câmbio Verde e Sustentabilidade

Ainda com o foco na Sustentabilidade, a Casa Cor Paraná iniciou, neste evento, uma trajetória no sentido de promover uma mudança de atitude, chamando a atenção da sociedade para as questões do meio ambiente. Para executar o trabalho de gestão e controle dos resíduos sólidos e recicláveis, Casa Cor Paraná incorporou seus trabalhos ao projeto Câmbio Verde, da Prefeitura Municipal de Curitiba, promovendo a troca do lixo reciclável por alimentos orgânicos para a população carente, produzidos por hortas mantidas pela Secretaria do Abastecimento. Os jardins receberam áreas com hortas orgânicas e pomar, que permanecerão no imóvel, oferecendo alimento, ervas medicinais e, acima de tudo, terapia ocupacional para as idosas.

O tema Sustentabilidade, que norteou o trabalho dos expositores, é um projeto a se instalar a médio prazo, pretendendo-se que, em cinco anos, Casa Cor possa apresentar-se como um evento absolutamente enquadrado em todas as normas de sustentabilidade. A gestão das questões ambientais e orientações aos expositores foram mapeadas pela empresa Sustentax.

Homenagem a Curitiba na Revista Casa Cor Paraná

Neste ano de 2009 , todas as edições dos eventos Casa Cor no Brasil, que são realizados em 14 capitais, terão com fio condutor a Sustentabilidade, e como Curitiba é considerada referência nesta questão ambiental, não poderia ser diferente: Casa Cor Paraná, em sua edição do tradicional anuário do evento, apresenta-se no formato de uma revista, e presta uma homenagem à cidade. Além dos temas pertinentes aos ambientes de seus expositores e de seus fornecedores, aborda temas dedicados à arte, à cultura, ao estilo de vida, novidades do setor de decoração, assim como abordagem sobre cenários, tendências, personalidades locais e textos que revelam o tom da cidade.

SERVIÇO:

  • CASA COR PARANÁ 2009 – 16ª EDIÇÃO
  • Endereço: Asilo São Vicente de Paulo. Rua Barão dos Campos Gerais, 970 (entrada pela esquina com a Rua Manoel Eufrásio), bairro Cabral, Curitiba.
  • Visitação: De 5 de junho a 13 de julho de 2009.
  • Horário: De terça a sábado, das 13 às 21 horas; domingos, das 11 às 19 horas.
  • Preço: R$ 24 (entrada individual) e R$ 12 (estudantes mediante apresentação de carteira de estudante da UNE, UPES e UBES; pessoas com mais de 65 anos e crianças de 5 a 12 anos). Clientes HSBC Premier têm 50% de desconto mediante apresentação do cartão do banco. Clientes Balaroti têm 20% de desconto mediante apresentação do Cartão Balaroti. São aceitos todos os cartões de crédito e de débito. Telefone para informações: (41) 3029-6956.
  • Patrocínio Master: Deca.
  • Patrocínios Nacionais: HSBC Premier e Suvinil.
  • Patrocínios Locais: Casa Cláudia, Balaroti, Luxaflex, Kuat Eko, Kaiser e LC Costa. Apoio Nacional: Nextel.
  • Apoios Locais: Pastilhart, LP Brasil e BMW. Apoio Estrutural Local: AND Construtora.
  • Apoios Institucionais: Sustentax e Green Building.
  • Apoio Institucional Local: Prefeitura Municipal de Curitiba.
  • Serviços de Gastronomia:Oli Gastronomia.
  • Serviços de Vallet: Auto Park.
  • Seguradora Oficial: CHUBB Seguradora.
  • Mídia Partners: TVA e Curitiba Convention & Visitors Bureau.
  • Rádio Oficial: Mundo Livre FM.
  • Hospedagem Oficial: Crowne Plaza Curitiba.

Informações ao público:

  • Para melhor aproveitamento da exposição e por medidas de segurança, o percurso será controlado.
  • Não há serviço de elevadores. Acesso ao 1º piso por escadas.
  • Somente é permitido fumar nas áreas externas da exposição.
  • Não será permitida a presença de pessoas portando equipamentos fotográficos.
  • É expressamente proibido fotografar ou filmar.
  • Crianças devem ser conduzidas pelos responsáveis, pelas mãos.
Fonte: redacao@lidemultimidia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!