sexta-feira, 26 de junho de 2009

Coeso faz parceria com McDonald's Sorocaba

(*) Assessoria de Comunicação

Sorocaba - A Coeso (Centro de Orientação e Educação Social), com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Parcerias (Separ), está firmando uma aliança com o McDonald's.

Nesta sexta-feira (26), no restaurante da rua Afonso Vergueiro, o proprietário da rede McDonald´s de Sorocaba, Cláudio Costa, recebeu o vice-prefeito José Aliton, a deputada Maria Lucia Amary, o secretário de Parcerias, Roberto Juliano, e demais representantes do governo municipal, além da diretora da Coeso, Sandra Borges, para apresentar o Programa de Coleta Seletiva que será realizado no local.

A Ecoeso, cooperativa de reciclagem que é gerida pela Coeso, recolherá periodicamente os materiais recicláveis do restaurante.

Segundo dados do McDonald´s, 50% dos materiais descartados nas lixeiras de suas lojas podem ser reciclados. Para facilitar a separação desses resíduos recicláveis dos orgânicos foram implantadas lixeiras especiais no local, o que ajudará também na educação e conscientização dos clientes da rede.

A Ecoeso é hoje umas das quatro cooperativas de reciclagem que formam o sistema de coleta seletiva em Sorocaba, com apoio e infraestrutura da Prefeitura. Elas contam com aproximadamente 220 agentes ambientais e juntas, coletam uma média 320 ton/mês de material reciclável. No entanto, o potencial de geração é bastante superior a essa capacidade, chegando à média de 420 toneladas de lixo recolhido por dia, sendo que cerca de 70% do volume representa material reciclável.

A Prefeitura fornece infraestrutura como prensas, caminhões, bags, elevador de fardos, geladeira, fogão, computadores, impressoras, uniformes, equipamento de proteção individual e outros. Esse apoio logístico representa uma ajuda de custo de aproximadamente R$ 150 mil por cooperativa.

A Prefeitura de Sorocaba também já coordena uma parceria entre a Cooperativa Reviver e uma empresa de São Paulo que, juntas, coletam e dão a destinação correta para o chamado REE - resíduo eletroeletrônico. Até junho deste ano cerca de 30 toneladas deste produto foram encaminhados para reciclagem em Sorocaba.

Fábrica de Sabão Ecológico

Na usina de reciclagem de óleo vegetal - produto utilizado na produção de sabão ecológico - em média são preparados 260 kg de sabão por dia, com o reaproveitamento de 300 litros do produto. "Hoje a fábrica tem capacidade para produzir cerca de 40 mil barras de sabão por mês e, para que isto aconteça é muito importante que outras empresas, social e ecologicamente responsáveis de Sorocaba, realizem a doação de óleo. A Iesa reaproveita esse resíduo e o transforma em renda, que depois é revertida para as obras sociais", explica o secretário de Parcerias, Roberto Juliano.

A Iesa recolhe o óleo vegetal usado de restaurantes, padarias, escolas, entre outros estabelecimentos comerciais ou residências. O trabalho consiste na retirada das impurezas do resíduo em sua sede, a partir da utilização de sete agentes ecológicos, e transforma o óleo vegetal em sabão em barra ou em pó que, depois, é comercializado. A renda é revertida para os projetos da Coeso, como a creche "Semeadores do Amanhã" e o "Espaço de Convivência Larissa", que atendem centenas de crianças.

Para a diretora do instituto, Sandra Borges, o maior desafio é conscientizar a comunidade a doar o óleo vegetal. "As pessoas não sabem que destino dar ao produto e, por fim, jogam o resíduo na pia sem saber que apenas um litro de óleo contamina um milhão de litros de água". Sandra explica que o óleo jogado no ralo ou na pia também pode impermeabilizar as caixas de passagem e fossos sépticos e, até mesmo, entupir o encanamento. Quando o óleo chegar aos rios, o produto vai contaminá-los, inclusive, podendo causar o fim de algumas espécies de peixes e plantas aquáticas.

As pessoas interessadas em doar óleo vegetal para o projeto podem entregar diretamente na Fábrica de Sabão, que fica na Alameda Augusto Severo, 317, na Vila Angélica. O óleo deve ser armazenado em recipientes de vidro ou em garrafas pet. Os estabelecimentos comerciais interessados em realizar doações devem entrar em contato pelo telefone (15) 3388-8896.

Espaço de Convivência Larissa

Presta assistência para crianças de 7 a 12 anos, criando um círculo alternativo de convivência em períodos complementares ao horário escolar. O objetivo é desenvolver habilidades e proporcionar acesso à cultura, ao esporte, ao lazer e à reestruturação familiar, por meio de acompanhamento com psicólogo.

Semeadores do Amanhã

A instituição atende crianças em regime de semi-internato, na faixa etária de 3 meses a 4 anos, no período diurno.

(*) Prefeitura de Sorocaba

2 comentários:

  1. Gostei muito dessa iniciativa dessa minha cidade, esperemos que tudo isso se cumpra e que possamos também fazer a nossa parte em relação ao nosso planeta que tanto necessita de nossa ajuda.
    Sem dúvida amei seu blog e o estou acompanhando, bjus e continue assim.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Sou Bruno e trabalho no IESA
    procurando informações da coeso no google achei seu blog e gostei muito da matéria.
    Parabéns pelo blog, muito bom.
    Obrigado por divulgar nosso serviço, e gostaria de pedir a todos que nos ajude a preservar o meio ambiente doando o óleo vegetal usado (óleo de cozinha usado).

    Visitem > www.coeso.org.br para conhecer um pouco mais do nosso trabalho.

    Se puderem visitem também o blog da coeso que fica aos meus cuidados>www.ongcoeso.blogspot.com

    mais uma vez obrigado.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!