terça-feira, 2 de junho de 2009

Amazônia é tema de Workshop de Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento

No período de 2 a 4 de junho, em Belém (PA), acontece o IX Workshop Brasileiro de Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento (WBICGC). O objetivo é discutir o papel da inteligência competitiva e gestão do conhecimento junto aos vários segmentos da sociedade, aproximando as áreas envolvidas com o acesso, tratamento e compartilhamento da informação e do conhecimento.



Nessa edição, a Amazônia é o tema central da programação pela sua comprovada relevância na produção de conhecimentos científicos no campo ambiental, econômico e sociocultural, em consonância com a realidade nacional e internacional. A realização do evento é fruto de uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O chefe-adjunto de Comunicação e Negócios da Embrapa Amazônia Oriental, Michell Olívio Costa, ressalta que a realização do workshop merece destaque no estado do Pará e, sobretudo, para a região Norte, por ser uma oportunidade para discussão e reflexão de como a ciência da informação pode contribuir para o desenvolvimento sustentável da região Amazônica. "A gestão inteligente da informação e do conhecimento tácito e tecnológico é, certamente, um dos caminhos que as instituições podem trilhar a fim de colaborar e promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia."

O IX Workshop Brasileiro de Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento ocorre dentro da programação de comemoração dos 70 anos de pesquisa agropecuária na Amazônia Oriental. Com a realização dessa edição, vislumbra-se a aproximação de áreas do conhecimento envolvidas com o acesso, tratamento e compartilhamento da informação e do conhecimento, sobretudo gestão da informação e do conhecimento, inteligência (organizacional, tecnológica e competitiva), arquitetura da informação, sistemas informacionais e tecnologias de informação e comunicação, nos mais diversos segmentos da sociedade.

Segundo a doutora Lena Vania Ribeiro Pinheiro, professora e pesquisadora da Coordenação de Ensino e Pesquisa, Ciência e Tecnologia da Informação do Ibict, a realização dessa edição é de grande importância para a expansão da inteligência competitiva e gestão do conhecimento. "O Ibict, ao promover o evento juntamente com a Embrapa Amazônia Oriental, estende as suas ações a uma região de dimensão estratégica da maior relevância para o Brasil e o mundo, cumprindo sua missão no âmbito da informação científica e tecnológica", diz.

O evento acontece no Brasil desde 1999. É um fórum dedicado a acompanhar a evolução do panorama nacional da área no que diz respeito à aplicação de modelos de gestão de inteligência competitiva e à formação de recursos humanos em empresas, de modo a contribuir para torná-las mais competitivas no mercado global e seu crescimento mais sustentável. A promoção desses encontros é fruto de uma articulação entre universidades, institutos de pesquisa, sociedades, associações profissionais e organizações e empresas do setor produtivo.

A competividade e a busca constante pela inovação de produtos e serviços em um ambiente globalizado fazem com que, hoje, as empresas estejam mais atentas aos cenários e tendências mundiais. Com esse novo olhar, elas objetivam se alinharem com o que há de mais moderno em processos de gestão do conhecimento (GC) e inteligência competitiva (IC). Ambas estão fortemente interligadas e partem necessariamente das diretrizes estratégicas da organização. A GC e a IC conduzem a uma organização mais deliberada e sistemática das principais políticas, processos e ferramentas gerenciais e tecnológicas para fomentar a inovação e articular a codificação, captura, análise, validação, disseminação, compartilhamento e uso de conhecimentos estratégicos do ambiente.

A expansão da inteligência competitiva e gestão do conhecimento no Brasil, com a produção de pesquisas e estudos e implantação de práticas, bem como a criação de novos cursos e a fundação de associações na área, permitiu a regularidade dos workshops e a agregação de outros eventos de igual importância no Brasil.

Pesquisadores, empresários, professores, estudantes, profissionais e responsáveis pela implementação e gestão de projetos de inteligência competitiva, contrainteligência competitiva e segurança orgânica, gestão do conhecimento, estratégia, marketing e tecnologia da informação, no conjunto dos trabalhos do workshop, participarão ativamente das discussões que serão colocadas em pauta.

Para a abertura, estão sendo esperados o chefe geral da Embrapa Amazônia Oriental, Cláudio José Carvalho, o diretor do Ibict, Emir Suaiden, a consultora Gilda Massari Coelho, o presidente da Finep, Luis Manuel Fernandes, e o secretário de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Maurílio de Abreu Monteiro. O diretor executivo da Embrapa, Kleper Euclides Filho, participa da conferência de abertura.

Para mais informações, acesse o site do IX Workshop Brasileiro de Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento.

FONTE

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Cláudia Mohn - Jornalista
Telefone: (61) 3217-8464

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!