terça-feira, 2 de junho de 2009

Ibama apresenta relatório de monitoramento da Operação Portal da Amazônia

A operação objetiva combater e monitorar o transporte de produtos e subprodutos florestais oriundos dos estados de Rondônia, Acre, parte do Amazonas e do Mato Grosso.

Vilhena, Rondõnia - Reiniciada no dia 29/04, a operação Portal da Amazônia, realizada pelo Ibama/RO, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, e sob coordenação do analista ambiental Edevar Sovete, apresenta relatório de monitoramento, controle e fiscalização de combate à exploração de produtos florestais retirados de forma ilegal da natureza.

A operação objetiva combater e monitorar o transporte de produtos e subprodutos florestais oriundos dos estados de Rondônia, Acre, parte do Amazonas e do Mato Grosso, que passam pelo Portal da Amazônia, no município de Vilhena, divisa entre os estados de Rondônia e Mato Grosso, inibindo infrações através da presença ostensiva do Ibama e Policia Federal.

Do período de reinício até o fim do mês de maio, a operação apreendeu mais de 1.200 m3 de madeira que estavam sendo transportados sem documentos ou com documentos irregulares e emitiu 117 autos de infração. Apreendeu também 56 veículos e 4.959kg de palmitos. Isso mostra que a BR 364 ainda é rota frequente do transporte de madeiras e subprodutos retirados da floresta amazônica ilegalmente.

No ano passado, o Ibama/RO apreendeu mais de 6.900m3 de madeira, 250 caminhões e aplicou 510 autos de infração lavrados, num total de 5.032 veículos inspecionados nessa mesma operação.

Hoje, o Ibama/RO conta com um efetivo de 43 pessoas, entre analistas ambientais, técnicos, e policiais federais, dando continuidade aos trabalhos de abordagem de veículos transportadores de produtos e subprodutos florestais; análise da documentação (GF’s / DOF’s); inspeção da carga; identificação das essências transportadas, trabalho realizado por analistas e técnicos capacitados; consulta à Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, conforme competência de cada entidade, sobre documentações dos veículos. E, por parte do Ibama, levantamento do produto florestal apreendido, elaboração dos laudos técnicos de constatação e lavratura de autos de infração.

Wanderley Pereira
Fotos: Edevar Sovete

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!