sexta-feira, 19 de junho de 2009

Biocombustível é mais eficiente

O biocombustível de aviação usado pela Continental Airlines em um voo de demonstração apresentou uma performance até 1,1% mais eficiente que o registrado pelos combustíveis tradicionais. Ainda de acordo com a companhia aérea, a previsão é que o uso do biocombustível reduza entre 60% e 80% o ciclo de vida das emissões de gases de efeito estufa na atmosfera, em comparação com a combustível convencional.

O voo durou 90 min e contou com testes como o de poder de aceleração e desaceleração e manobras de meio-voo. O Boeing 737-800 utilizou uma aeronave de dois motores, o primeiro operando com 100% de carborreatores tradicionais e o segundo com uma mistura de 50% de biocombustível e 50% do combustível convencional. A experiência permitiu à Continental comparar o desempenho entre a mistura de biocombustíveis e de combustíveis tradicionais.

O biocombustível foi produzido a partir de algas e pinhão-manso. Para o abastecimento, não foi necessária nenhuma mudança no motor. No dia seguinte ao teste, a aeronave voltou a funcionar normalmente com os combustíveis convencionais.

O voo de demonstração, realizado em janeiro em Houston (EUA), foi o primeiro voo de demonstração com biocombustíveis de aviação feito por uma transportadora comercial na América do Norte. O teste contou com a parceria da Boeing, GE Aviation/CFM International, e a Honeywell's UOP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!