sexta-feira, 19 de junho de 2009

Jovens da Vila Parolin visitam Jardim Botânico pela 1ª vez


CURITIBA (ABN NEWS) - Um grupo de adolescentes da Vila Parolin visitou nesta sexta-feira (19) o Jardim Botânico. A iniciativa é parte do trabalho de educação ambiental desenvolvido paralelamente às obras de urbanização que a Prefeitura está executando na área. "O objetivo é conscientizar os jovens para a importância do meio ambiente e para a necessidade de adotar práticas que ajudem a preservar o local de moradia e seu entorno", explica o presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), Mounir Chaowiche.

A educação ambiental é um dos componentes do projeto de urbanização e está sendo desenvolvida com apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Crianças, adolescentes e adultos são envolvidos nas atividades, coordenadas por técnicos ambientais. Além da Vila Parolin, outras 40 áreas que a Cohab está urbanizando também recebem noções de educação ambiental. O projeto global de urbanização alcança cerca de 10 mil famílias e está sendo executado com recursos da Prefeitura e do governo federal.

Na visita ao Jardim Botânico, os adolescentes da Vila Parolin assistiram a uma palestra da bióloga Renata Hellen Peres, coordenadora de educação ambiental do Museu Botânico. Depois, foram caminhar pela trilha criada em meio ao bosque de mata nativa existente no parque. Pelo caminho, foram recebendo da bióloga mais informações sobre a flora paranaense.

Muitos dos adolescentes foram pela primeira vez ao Jardim Botânico. Luana Martinho Fernandes dos Santos, de 12 anos, nasceu na Vila Parolin e nunca tinha ido lá. Ela mora na beira do rio Vila Guairá e convive com um cenário de degradação, sem verde e com muito lixo. Por isso, ficou encantada com a mata e com os equipamentos do parque. "Acho que vou cuidar mais da natureza, porque vi como isso é importante", falou, ao lado das amigas Vânia e Evelin Melo dos Santos e Tayany de Paula.

Eder Elieser Rodrigues dos Santos, de 11 anos, também aprendeu a lição. Depois de passear no meio da mata, ele contou que viu muitas vezes pessoas cortando árvores na Vila. "Eles fazem isso para se esquentar. Mas vi que não é certo fazer este tipo de coisa, porque uma árvore demora muito tempo para crescer", falou.

Margem dos rios – Um dos principais focos da educação ambiental nos projetos de urbanização é a preservação das margens dos rios. Em todas as 41 vilas que estão com atuação da Cohab há domicílios construídos de forma irregular nas faixas que margeiam os rios, trazendo prejuízos ao meio ambiente e colocando em risco a segurança dos moradores. Do total de famílias atendidas, pouco mais de a metade, 5,6 mil, serão reassentadas em outros locais.

Outros focos da educação ambiental são a correta destinação do lixo e a separação do material orgânico e do inorgânico. Estes dois pontos são abordados porque é comum nas áreas onde a Cohab está atuando o lançamento do lixo no leito dos rios e o acúmulo do lixo nos quintais das casas de famílias que tiram seu sustento da coleta e venda de material reciclável.

[Foto: Divulgação/SMCS/PMC]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!