quarta-feira, 17 de junho de 2009

DE OLHO NO FUTURO DO PLANETA

Comunicação como Instrumento do Planejamento e da Gestão Ambiental

Grande parte das propostas de planejamento visando o desenvolvimento sustentável, sobretudo a agenda 21, ressaltam a importância da participação da comunidade, vista como todos os grupos sociais envolvidos, no processo de tomada de decisões e na implementação de estratégias.
Também os trabalhos científicos com vistas ao embasamento do planejamento e da gestão ambientais tem incorporado os enfoques participativos de forma cada vez menos informal e mais científica, desde a etapa do diagnóstico ou inventário das situações-problema.
O pressuposto é que o conhecimento e a construção do conhecimento baseados na ação-reflexão-ação das populações locais podem contribuir para a eficácia do planejamento ambiental, e mecanismos de melhoria da eficiência dessa participação estão diretamente relacionados às estratégias de comunicação empregadas no processo.
O sujeito ou grupo que adquire o conhecimento da realidade, e a partir dela tenta encontrar as soluções adequadas, analisando as causas e conseqüências da dinâmica da sociedade sobre o meio ambiente onde vive, está, em teoria, mais capacitado a promover um desenvolvimento social econômico menos agressivo ao meio ambiente e, portanto, que garanta sua sustentabilidade ou durabilidade.
A comunicação, ligada à educação ambiental é, portanto, um importante instrumento de mudança social, com uma forte dimensão política, na medida em que sujeitos que participam das decisões que afetam suas vidas formam as bases para a construção de uma sociedade civil democrática.
Recentemente, tem havido um despertar de interesse, por parte do poder público e de entidades privadas, para a comunicação como um instrumento de gestão ambiental.
A comunicação pode estar ligada ao desejo de informar a população em geral sobre riscos sobre a saúde e o ambiente, associados a algumas atividades humanas, bem como de envolvê-la em atividades que proporcionem melhoria do ambiente e da segurança.
Segundo especialistas, esse interesse tem os seguintes motivos: a comunicação ser um requisito da informação; o desejo de responsáveis do governo e de empresas de diminuir a oposição a suas decisões; o desejo de compartilhar poder entre governo e a comunidade; o desejo de desenvolver alternativas mais efetivas do que a imposição e o controle.


A.R.P. Ambiental:

A A.R.P. Ambiental Limpeza e Conservação acaba de completar 01 ano de existência. Foi um ano de bastante crescimento e aprendizado. Atualmente com um quadro de 60 funcionários, alocados em empresas como a Rede de Supermercados São Roque, Unesco, ARP Parking, entre outros.
Estamos a um passo de triplicar este número, passando para quase 200 funcionários. Estamos felizes, pois, em meio a crise, temos conseguido ter a oportunidade de gerar empregos, dando oportunidades às pessoas.
Gostaria de agradecer à toda minha equipe, aos meus clientes, que apostaram na capacidade da empresa, aos amigos que torceram e a família que esteve ao meu lado em todos os momentos. Sem vocês, nada disso teria acontecido.

Vamos em frente!


Um forte abraço em todos!
Ronald Rodrigues
Diretor Geral
A.R.P. AMBIENTAL Limpeza e Conservação Ltda.
A.R.P. AMBIENTAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!