quarta-feira, 17 de junho de 2009

Seus electrónicos são “verde”?

Posted by Pedro e Eninha Campos on Jun 17, 2009 in Meio Ambiente |

Antes de comprar seus electrónicos, cheque o guia anual Electrónico Verde do Greenpeace .

Na sua décima edição, o guia , infelizmente, mostra que a maior parte das empresas de electrónicos têm sido lentas com relação a mudança climática. Apesar de muitas comercializarem produtos verde , muitas marcas ainda mostram pouco envolvimento com questões ambientais.

A Convenção de Basileia relata que todos os anos um número estimado de 400 milhões de unidades de electrónicos tornam-se obsoletos e são demolidos. Quatro mil quilos de resíduos electrónicos foi rejeitados nos Estados Unidos em 2005. Em torno de 87,5% dos resíduos foram incinerados, ou despejados em aterros. Dos restantes 12,5% recolhidos para “reciclagem”, fontes das indústrias afirmam que cerca de 80% é exportada para os países em desenvolvimento onde é transformado em condições primitivas, comprometendo gravemente os trabalhadores, o ambiente e as comunidades.

Em 2008, mais de 2 mil milhões de computadores pessoais foram vendidos ao redor do globo. Infelizmente, a maioria dos produtos electrónicos têm agora um prazo de validade de apenas 2 anos.

Desde a primeira edição do Greener Electronics Guide publicada em Agosto de 2006, tem havido melhorias graduais sobre os resíduos tóxicos , mas apenas uma minoria das empresas são líderes em matéria de energia e alterações climáticas. Motorola, Microsoft, Dell, Apple, Lenovo, Samsung, LG Electronics e Nintendo estão atrasadas, não havendo planos para reduzir emissões a partir de suas próprias operações. Para ser considerada “verde”, as empresas de electrónicos precisam abordar igualmente a utilização de energia, eliminação tóxica, e reciclagem de seus produtos.

As maiores alterações no ranking do Greener Electronics Guide são da Motorola , Toshiba e Sharp . Embora Apple cai um lugar, ela tem melhorado a sua pontuação total devido a uma melhor informação sobre a pegada de carbono de seus produtos, e apesar de não marcar pontos extras, os seus novos iPods já estão enquadrados conforme o regulamento “verde”.

Veja aqui a O Guia Eletrónico Verde do Greenpeace

Link:Are your Electronics Green ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!