quarta-feira, 3 de junho de 2009

Estudo sobre as sedes da Copa 2014 será lançado hoje. Situação preocupa

fabiokadow às 10:57 am

Se para muitas cidades (e políticos) o anúncio das 12 cidades que serão sedes da Copa de 2014 trouxe festejos e comemorações, chegou a hora de se preocupar também. O Sinaenco (Sindicato da Arquitetura e da Engenharia), que desde 2007 vem realizando estudos sobre a infraestrutura existente no Brasil para se realizar tal evento e quais as providências a serem tomadas, lança hoje, no Museu do Futebol, em São Paulo, o estudo inédito Vitrine ou Vidraça: Desafios do Brasil para a Copa de 2014 e também o portal www.copa2014.org.br, que promete acompanhar todos os passos dessa caminhada.

O relatório, que não é técnico, traz os resultados de uma peregrinação que os profissionais da Sinaenco fizeram por todas as cidades candidatas entre 2008 e 2009. O objetivo é levantar questões pertinentes e mostrar quais os desafios que os governos terão de encarar para sediar jogos da Copa de 2014.

Junto com autoridades e comunidades técnicas locais, todos os elementos necessários como transportes, energia, saneamento, hotelaria, saúde e educação foram debatidos. Em todas as cidades uma constatação: existe uma urgência para que se definam os projetos executivos, já que nenhuma está preparada atualmente, tem graves problemas de infraestrutura urbana e a maioria dos planos apresentados “desprezam” a necessidade de deixarem (realmente) legados para a sociedade - como também já ocorreu no caso do Engenhão, por exemplo, que custou o dobro do previsto e não trouxe a prometida revitalização para o bairro.

Outro alerta do estudo: algumas cidades poderão contratar, sem licitação, escritórios estrangeiros, alegando pressa (ou seja, não podem esperar por licitações) e a experiência anterior dessas possíveis empresas selecionadas na construção de arenas, por exemplo.

Fica a pergunta: “A Copa do Mundo é o evento esportivo de maior visibilidade do planeta. Que projeto o Brasil está preparando para 2014?” No próximo dia 8 de junho o presidente da CBF Ricardo Teixeira vai se reunir com os representantes das cidades escolhidas. Que tal chamar alguém da Sinaenco?

O Brasil tem uma grande oportunidade nas mãos. Que os oportunistas não estraguem esse momento. Senão pedras, vindas da sociedade, voarão nessa vidraça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!