segunda-feira, 1 de junho de 2009

Feira de máquinas em SP vai compensar emissões

Antonio Gaspar

A M&T Expo 2009, maior evento de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina, optou por planejamento que visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa e levar os expositores presentes a buscar processos sustentáveis. Os organizadores da feira, que vai de 2 a 6 junho, no Centro de Exposições Imigrantes, estão adotando uma série de medidas, algumas inéditas, nesse tipo de evento.

A partir de programa elaborado pela empresa de consultoria Key Associados, eles decidiram não consumir energia produzida a partir de geradores movidos a combustível fóssil (prática comum nesse tipo de evento).

"Além de optar por energia hidrelétrica, que emite menos, também serão usados materiais sustentáveis na área de serviço, o papel será reciclado e haverá coleta seletiva com destinação dos resíduos para reciclagem", afirma Cláudia Veiga Jardim, consultora do Instituto Totum, a outra organização envolvida no trabalho.

Já no convite, há o incentivo ao uso de transporte coletivo. Do metrô Conceição, os convidados serão transportados por veículos movidos a biocombustível até o recinto da feira. Outra iniciativa, elaborada pelo Instituto Totum, visa certificar ações de sustentabilidade desenvolvidas pelos mais de 400 expositores. "Foi elaborado um questionário com dez ações de sustentabilidade, que foi entregue às empresas presentes. Elas teriam de dizer se aderiam e quais ações desenvolveriam. A adesão foi significativa. No caso dos expositores brasileiros, mais de 35% aderiram à iniciativa. No dia do evento, haverá a cerimônia de entrega do selo e a verificação das iniciativas", explica Cláudia.

As emissões de gases de efeito estufa da feira serão quantificadas pela Key. A compensação será certificada pelo Instituto Totum, por meio da organização SOS Mata Atlântica, que fará o plantio de plantas nativas desse bioma brasileiro.

DiárioNet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!