sexta-feira, 26 de junho de 2009

Marcelo Miranda recebe apoio de governadores da Amazônia

Da Redação
Agência Pará

Palmas - Os governadores da Amazônia Legal manifestaram solidariedade ao governador do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), que teve seu mandato cassado na noite de quinta-feira (25), pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), véspera do V Fórum de Governadores da Amazônia, que ocorreu em Palmas nesta sexta-feira, 26. A decisão ainda cabe recurso.

A governadora do Pará, Ana Júlia Carepa considera que carece de compreensão as decisões tomadas por outros poderes, que interferem no Executivo e na vontade soberana, que é a vontade do povo. Ela destacou que Miranda sempre se colocou em favor do diálogo e é um defensor do Fórum. "Fiquei muito feliz em ver as manifestações populares que se espalharam pela cidade", acrescentou.

O governador do Amapá, Valdez Goes disse ser testemunho da luta de Miranda pela consolidação do Tocantins e que esse esforço pode ser constatado no crescimento humano e econômico do estado.

Blairo Maggi, do Mato Grosso lamentou o resultado do TSE e destacou que Miranda tem sido um grande companheiro, um líder sensato, sempre disposto a colaborar e avançar. Maggi lembrou que Miranda ainda tem a oportunidade de reverter a decisão, mas se ela for confirmada, está convicto de que ela se deu por uma interpretação eleitoral e não pela vontade do povo.

Já o governador do Acre, Binho Marques considera que o sentimento de tristeza de todos não é por corporativismo, mas pelo reconhecimento do empenho de Marcelo Miranda na construção do Fórum. Marques disse ainda que teme a descontinuidade das políticas públicas implantadas por Miranda, especialmente na área da Educação, que segundo ele inspirou muitos projetos no seu estado. Segundo ele, a política educacional liderada pelo Tocantins é reconhecida em todo o Brasil.

O governador do Amazonas, Eduardo Braga, que não pode comparecer ao evento, expressou sua solidariedade a Miranda por meio do diretor geral da Fundação Amazonas Sustentável, Virgílio Viana.

Para o governador de Roraima, Anchieta Júnior o episódio envolvendo Miranda remete a outra reflexão: a necessidade de se discutir e votar a reforma política. Para ele o advento da reeleição precisa sair da subjetividade, pois se um governador eleito promove ações na época da campanha, pode ser acusado de improbidade e até perder o mandato, se não realiza nada, será cobrado pelos eleitores e pode perder a eleição.

O governador de Rondônia, Ivo Cassol também foi solidário a Marcelo Miranda, bem como o representante do governo do Maranhão, que lembrou que embora fosse seu primeiro contato com o governador tocantinense, enxergava nela tenacidade e coerência.
Já o subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil da Presidência da República, Alexandre Padilha lembrou que Marcelo Miranda ainda cogitou transferir para o Fórum de Governadores para o Amapá, dada a situação de instabilidade provocada pelo julgamento do TSE, mas foi convencido a manter o evento em Palmas.

Padilha disse que Miranda não está só, tanto que recebeu a solidariedade e o apoio político de todos os governadores da Amazônia, do ministro Mangabeira Unger, da Secretaria de Assuntos Estratégicos. Segundo ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que aconteça o que acontecer Miranda será sempre um parceiro.

O Tocantins foi contemplado com R$ 4,7 bilhões de investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) até 2010 e um total de R$ 7,5 bilhões além de 2010. A Ferrovia Norte/Sul terá mais de mil quilômetros todos no Tocantins e segundo Padilha é por isso que é um dos estados da federação que mais cresce.


Ivonete Motta - Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!