sexta-feira, 26 de junho de 2009

Matel.doc lança documentário sobre biocombustíveis



Filme conta com apoio da Fiat Automóveis e traz um debate sobre o efeito do petróleo no meio ambiente e as vantagens das fontes de energia renováveis.

Em meio às discussões globais em torno da sustentabilidade na produção dos biocombustíveis, a Matel.Doc, produtora especializada em documentários do grupo Matel Comunicações, com patrocínio da Fiat Automóveis, lançou filme com o título Zugzwang, na última quarta-feira (17/06), na Conferência Internacional Ethos, em São Paulo.

Assinado pelo roteirista e diretor Duto Sperry, o documentário faz uma avaliação da história dos combustíveis alternativos e discute suas perspectivas, com cenas de imagens do Brasil e de outros países do mundo, como França, China, Inglaterra, Estados Unidos, Índia e Japão, entre outros. “O evento é uma excelente oportunidade para apresentarmos o filme, já que ele mostra a gravidade da situação que vivemos e como os biocombustíveis poderão ajudar a minimizar os impactos negativos no meio ambiente, se os critérios de sustentabilidade forem respeitados”, afirma Duto Sperry.

Foram mais de quatro meses de filmagem e uma equipe de 30 profissionais para a produção do filme. O resultado é a exposição da realidade dos biocombustíveis no Brasil e no mundo por meio de depoimentos de diversos atores sociais, ligados às áreas agrícola, de produção e bioenergias, que traçam um panorama abrangente nos contextos ambientais, sócio-ambientais e tecnológicos. “Mostramos as vantagens do uso das fontes de energia renováveis como a melhor alternativa ao uso dos combustíveis fósseis”. Trata-se de passarmos para uma civilização de baixo carbono, completa Duto Sperry.

O uso do petróleo como fonte energética representa uma das maiores causas da poluição do ar e sua queima contribui para o aquecimento global. O biocombustível é uma alternativa viável para substituição do petróleo com vantagens ambientais, econômicas e sociais. “O Brasil, reconhecido mundialmente pelo pioneirismo no setor, tem capacidade para liderar o maior mercado de energia renovável do mundo”, completa Eduardo Ribeiro dos Santos, produtor e idealizador do projeto.

De acordo com o diretor de Comunicação Corporativa da Fiat Automóveis, Marco Antônio Lage, o investimento no documentário está relacionado à postura da Fiat em dialogar e apoiar propostas e ações que visem à diminuição do impacto no meio ambiente. “Reconhecemos a urgência da preservação não apenas do ambiente que estamos inseridos, mas do planeta. Por essa razão, a Fiat fez questão de apoiar a produção do ZUGZWANG, que aprofunda a questão ambiental de maneira enriquecedora”, ressalta.

Sinopse – Zugzwang

Zugzwang, que em alemão quer dizer compulsão ao movimento, é um documentário que ilustra o potencial do fornecimento de energia a partir da biomassa, com ênfase na substituição dos combustíveis fósseis derivados do petróleo. Biomassa compreende todos os seres vivos de origem vegetal, animal e os subprodutos derivados de seu metabolismo. Zugzwang significa que “é hora de se mexer”, hora de tomar atitudes. Esse é um tema abrangente que irá tratar percorrendo várias partes do Brasil e do mundo, ilustrando as possibilidades que oferecem os diversos ecossistemas e as atividades produtivas relacionadas.

Depoentes

Thomas Lovejoy (presidente da Heinz Foundation/Washington/EUA), José Goldemberg (físico e preofessor do IEE/USP), José Tubino (representante no Brasil da FAO/ONU), Koya Nishikawa (Secretário do Parlamento do Ministério da Economia de Tóquio/Japão), Vandana Shiva (ambientalista e filósofa de Nova Delhi/Índia) e Rajendra Pachauri (Prêmio Nobel da Paz em 2007 e presidente do IPCC de Nova Delhi/Índia), Carlos Nobre (pesquisador do INPE e Membro do IPCC/Brasil), Clayton Lino (presidente do Conselho nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica), Ignacy Sachs (sociólogo e economista, professor emérito da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais Paris/França), Eduardo Viola (professor de relações internacionais da UNB/Brasília) e Inês Faccioli (freira da Pastoral do Migrante/Ribeirão Preto).

Diretor e roteirista – Duto Sperry

Atuou como diretor no mercado publicitário por mais de 15 anos. Sua estréia em documentários foi em 1999 na série Retrato do Brasil, composta por 16 filmes e média metragem sobre a história do Brasil. Esses programas educacionais foram distribuídos na rede escolar brasileira e em alguns países da Europa. Outros documentários dirigidos por Duto Sperry: o Sistema Prisional do Estado de São Paulo, uma visão sobre as utopias infantis, chamado “O Brasil de Meus Olhos” e um longa metragem sobre o trabalho irregular na indústria têxtil: “PRECISA-SE”.

Produtor – Eduardo Ribeiro dos Santos

Jornalista e presidente do grupo Matel Comunicações, é idealizador e produtor de programas de televisão e documentários há mais de 30 anos.

Sobre a Matel.doc

Com expertise de mais de 37 anos na área audiovisual, a Matel.doc é uma produtora de documentários fundada dentro da Matel Comunicações com o objetivo de atender as necessidades mais recentes do mercado. A Matel.doc é especializada na produção de projetos especiais e documentários. Seu diferencial é a produção exclusiva de formato, conteúdo e que pesquisa tendências de mercado e as transforma em soluções específicas de comunicação. Principais clientes da matel.doc: C&A, KIMBERLY-CLARK, INSTITUTO C&A, BRITISH PETROLEUM, UNIBANCO e FIAT.

(Envolverde/Assessoria)



© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

Um comentário:

  1. Caros, bom dia
    Vamos exibir o doc. ZUGZWANG no auditório da Faculdade de Engenharia MAUÁ - em São Caetano do Sul/sp - dia 10/novembro Às 19h.
    O evento é gratuito - com acesso solidário através da DOAçÃO de LIVROS - Os interessados poderão se inscrever pelo site www.maua.br
    grato

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!