quarta-feira, 3 de junho de 2009

Meio Ambiente // Aves silvestres são apreendidas


A Semana do Meio Ambiente no Recife começou com apreensão de 140 aves silvestres e detenção de dois comerciantes ilegais de pássaros. Entre os animais, um exemplar da espécie cardeal foi recuperado.

Aves foram recolhidas pela Cipoma, ontem pela manhã, na feira do Cordeiro. Foto: Juliana Leitão/DP/.A Press
Segundo os agentes da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), a ave é rara no estado e está em risco de extinção. As aves estavam sendo comercializadas na feira do Cordeiro, na manhã de ontem. Algumas estavam machucadas e os dois homens detidos foram enquandrados nos artigos da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98). O crime, no entanto, é considerado de menor potencial ofensivo, com pena máxima de um ano. Os suspeitos foram levados para a delegacia de plantão do Cordeiro, assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foram liberados.

A ação foi motivada por uma denúncia anônima ao Cipoma, na última sexta-feira, informando que uma grande quantidade de aves chegaria ontem pela manhã à feira do Cordeiro. Às 4h, três policiais da companhia compareceram à paisana ao local, enquantotrês viaturas com 14 homens aguardavam a 800 metros do ponto de venda. Por volta das 5h40, Geilson Honório da Silva, 20 anos e Dergival Bezerra da Silva, 42, chegaram com 87 pássaros e foram detidos. A investida provocou fuga de outros vendedores, que deixaram 53 aves para trás, entre elas o cardeal. Dergival e Geilson são vizinhos. Na delegacia, eles informaram que haviam comprado os pássaros na feira de Cavaleiro, por cerca de R$ 2, cada. Eles seriam revendidos por R$ 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!