quinta-feira, 25 de junho de 2009

Ministério do Meio Ambiente e Wal-Mart lançam campanha pela redução do uso do saco plástico

Para enfrentar o impacto ambiental do consumo exagerado de sacolas plásticas no País, o Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Wal-Mart, lançou no dia 23 a campanha nacional “Saco é um Saco”, de conscientização do consumidor. O anúncio aconteceu durante o “Pacto pela Sustentabilidade Wal-Mart Brasil”, evento promovido pela varejista, no Hotel Hyatt, em São Paulo, com a presença do Ministro Carlos Minc


A idéia da campanha, que será veiculada em TVs, revistas e jornais do país a partir desta semana, é alertar a população sobre a importância de se reduzir o consumo de sacolas plásticas, utilizando alternativas para o transporte das compras e acondicionamento de lixo, e recusando sacos e sacolinhas sempre que possível.

A campanha do Ministério do Meio Ambiente e da rede Wal-Mart visa a fortalecer a corrente, cada vez mais presente nas sociedades modernas, dos consumidores verdes, cada vez mais conscientes sobre a importância de se recusar a consumir produtos que degradam o meio ambiente.

Dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) dão conta de que o Brasil consome 12 bilhões de sacolas plásticas por ano e que cada brasileiro utiliza cerca de 66 sacos plásticos por mês. Maior que isso, só o estrago que causam ao meio ambiente.

Um estudo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) também revela que os sacos plásticos já estão chegando a locais distantes, considerados verdadeiros paraísos ecológicos e turísticos. E para ajudar a combater o descarte inadequado de plásticos na natureza, tudo começa com um gesto simples, num supermercado ou mercearia do bairro.

Pode parecer que os sacos plásticos não custam nada na hora das compras. Mas quanto
custam 500 bilhões deles entupindo rios, lagos, poluin o o mar, matando peixes e tartarugas? Mesmo com pressa, na fila do caixa, há tempo para pensar. É preciso lembrar que a natureza sofre, com uma maré de lixo, e a qualidade de vida diminui.


Por isso, um batalhão de consumidores ao redor do mundo já está adotando alternativas às sacolas plásticas na hora das compras, pensando não apenas em sua comodidade, mas no impacto que causam ao planeta e ao futuro da sociedade. Eles já entenderam que saco é um saco.

3 milhões de sacolas a menos - O Wal-Mart tem como meta reduzir o uso de sacolas plásticas em 50% até 2013. Para que este objetivo seja atingido, a empresa lançou, no final do ano passado, um programa inédito no varejo brasileiro, que dá ao cliente o crédito por sacola plástica não utilizada. O valor que o supermercado pagaria pela sacola (R$0,03) volta em crédito para o consumidor que deixar de usá-la e optar por qualquer versão reutilizável. Em vigor em todas as lojas do Nordeste e do Sul (286 unidades), o programa já tirou do meio ambiente mais de 3 milhões de sacolas e concedeu mais de R$ 100 mil em desconto para os clientes. Até o final do ano, o programa terá abrangência nacional com a inclusão da região Sudeste.

Além disso, a rede incentiva o uso de sacola retornável, oferecendo um dos modelos mais baratos do mercado (R$2,50). Feita em algodão cru e com capacidade para suportar até 35 kg, a sacola começa gradativamente a fazer parte do dia a dia do consumidor. Desde o lançamento, em maio de 2008, já são mais de 2 milhões de sacolas do Wal-Mart em circulação em todo o País.

por Assessoria

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