terça-feira, 16 de junho de 2009

Mundo Verde quer ganhar o Brasil

São Paulo e capitais do Sul, Norte e Nordeste são os focos de crescimento da rede, que apresenta na ABF Expo 2009 novos conceitos em lojas sustentáveis e vendas a granel

A rede Mundo Verde – maior franquia especializada em alimentação saudável e produtos para bem-estar da América Latina – estará presente pela sétima vez na ABF Franchising Expo 2009, de 17 a 20 de junho, em São Paulo. A rede pretende prospectar potenciais franqueados para expandir a marca em São Paulo (capital e interior) e nas principais capitais das regiões Sul, Norte e Nordeste.

A principal novidade que a marca apresenta no evento é a adoção do conceito de lojas verdes, utilizando critérios de arquitetura sustentável nos projetos de montagem e decoração. Outra é o sistema de vendas a granel, bem-sucedido em recentes experiências em Florianópolis e Recife, especialmente para vendas de produtos dos segmentos de cereais, chás e ervas para tempero.

Em seu estande de 20 metros quadrados, localizado no setor B046 do Pavilhão Vermelho da Expo Center Norte, a rede promoverá degustação de produtos com a presença de uma nutricionista e uma promotora, além de distribuição de folhetos, livretos e da Revista Mundo Verde para os candidatos a franqueados.

Metas de expansão - “Já estamos presentes com 137 lojas em 15 estados e no Distrito Federal, além de uma franquia em Portugal, e queremos crescer em todo o Brasil. Nossa expectativa é fechar pelo menos dois ou três novos contratos durante a ABF Expo 2009 e iniciar negociações com mais oito futuros parceiros em diferentes regiões”, afirma Elísio Joffe, diretor de expansão e sócio-fundador da empresa.

Uma tendência no crescimento da Mundo Verde em grandes cidades é o modelo de loja em shoping center: até o fim deste ano, serão 50 unidades neste formato. Outros modelos comercializados pela rede são lojas de rua e store in store, especialmente em academias, supermercados e postos de gasolina. As lojas Mundo Verde têm ainda a opção de agregar espaços para pequenas lanchonetes.

A rede espera encerrar o ano com crescimento superior a 12% em relação a 2008. Dezesseis novas lojas estão assinadas (7 já em operação e 9 programadas) e mais oito estão em negociação para abertura ainda este ano ou em 2010. No ano passado, foram abertas 20 novas lojas, um crescimento de 16,6% sobre 2007.

A maior concentração da rede permanece no Rio, seu estado de origem, onde acaba de abrir a 81ª loja e planeja mais quatro este ano, seguida de São Paulo, onde já possui 20 lojas e abrirá mais duas, entre outras em negociação. Em terceiro lugar, empatam Ceará, Pernambuco e Bahia, cada qual com seis lojas em operação.

Mais sobre a rede - Ao longo de quase 22 anos, o Mundo Verde se consolidou como precursor na proposta de desenvolver o conceito de vida saudável no mercado brasileiro, tornando-se a maior franquia de produtos naturais e orgânicos e para bem-estar da América Latina, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

A marca foi criada em 1987 em Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, como uma pequena empresa familiar. A primeira loja tinha 25 metros quadrados e apenas um funcionário. Em 1996, a empresa optou pelo franchising para se expandir e atualmente a rede gera mais de 4 mil empregos diretos e indiretos em 137 lojas no Brasil.

Em janeiro deste ano, o Mundo Verde se tornou a primeira franquia a abrir as portas em Fernando de Noronha (PE). Também comemora o sucesso de sua primeira loja na Europa: no final de 2008, abriu as portas em Portugal (Vila Nova de Gaia, Porto), dando prosseguimento à internacionalização da marca, iniciada em 2007 por Angola (Luanda).

Mais sobre o evento e o setor - A 18ª edição da ABF Franchising Expo, maior e mais esperada feira do setor da America Latina, espera receber por volta de 35 mil visitantes e gerar cerca de R$ 28 milhões em negócios. Serão 260 marcas, sendo 23 estreantes, e mais nove delegações estrangeiras, entre as quais empresas da África do Sul, México, Uruguai, Espanha, França e Estados Unidos. A feira ocupará um espaço de 25 mil metros quadrados no Expo Center Norte, 25% mais que em 2008.

De acordo com o levantamento da ABF, no ano passado, o sistema de franchising registrou um faturamento de R$ 55 bilhões, que representou um aumento de 19,5% em relação a 2007. Em 2008, 200 novas empresas adotaram o modelo de franquias como estratégia de crescimento, o que contribuiu muito para o aumento do faturamento do setor e também das unidades franqueadas, que somam quase 72 mil. Atualmente, operam no Brasil 1.379 redes de franquia, responsáveis por aproximadamente 648.000 postos de trabalho diretos e 2.592.000 indiretos.

ABF Franchising Expo 2009, de 17 a 20 de junho de 2009 | Horário de visitação: Quarta a sexta-feira, das 13h às 21h | Sábado das 12h às 18h, no Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho, Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme – SP. Organizadores: ABF - Associação Brasileira de Franchising | Brazil Trade Shows Partners | Ingressos: R$ 40,00 | Mais informações, site: www.abfexpo.com.br

Mundo Verde em números: - 137 lojas em operação no Brasil (15 estados + Distrito Federal) | - 1 master franquia internacional em Portugal | - 16 novas lojas assinadas para 2009 (7 já abertas e 9 programadas) e outras 8 em negociação – crescimento de 12% em relação a 2008 | - 20 novas lojas abertas em 2008 no Brasil – 16,6% de crescimento | - 1 mil funcionários diretos (média de sete em cada loja) e 3 mil indiretos | - 65 mil clientes/dia \ - 27 mil produtos cadastrados | - 5 mil itens oferecidos em média em 19 segmentos em cada loja \ - 800 fornecedores cadastrados (90% micro e pequenas empresas).

Ficha técnica da franquia:Investimento médio em loja – R$ 150 mil | Faturamento médio mensal – R$ 85 mil | Taxa de franquia – R$ 40 mil | Taxa de publicidade – 1% do faturamento bruto | Taxa de royalties – 4,5% do faturamento bruto | Capital de giro – R$ 30 mil | Margem de lucro médio – 13% do faturamento bruto | Prazo médio de retorno do investimento – 36 meses | Área mínima para o funcionamento de uma loja – 60 m2 | Número mínimo de funcionários por loja – 5 | Prazo do contrato – 60 meses. [ Contatos - (24) 2237-2528 / expansao@mundoverde.com.br ].

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!