terça-feira, 16 de junho de 2009

Petrobras fornece diesel menos poluente à Região Metropolitana de Fortaleza


Todos os usuários de veículos a diesel na Região Metropolitana de Fortaleza já podem abastecer seus motores com um combustível menos poluente.

Todos os usuários de veículos a diesel na Região Metropolitana de Fortaleza já podem abastecer seus motores com um combustível menos poluente. A Petrobras está disponibilizando desde maio o diesel S-50, com menor teor de enxofre em relação ao diesel S-500, utilizado até então. O diesel S-50 tem 50 partes por milhão (ppm) de enxofre, o que corresponde a uma concentração de 50 miligramas por quilo (mg/kg) desse componente no diesel. O diesel anterior tinha 500 partes por milhão de enxofre, correspondendo a uma concentração de 500 mg/kg desse componente no diesel.

Em Fortaleza, o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, detalhou, nesta segunda-feira (15/6), em entrevista coletiva, como está sendo feito o fornecimento do combustível e os benefícios ambientais decorrentes do uso de um diesel menos poluente.

“Fortaleza foi uma das cidades escolhidas para receber o diesel porque a Petrobras tem aqui uma logística bem integrada. O diesel importado chega ao país no Porto de São Luís, de onde é transportado por navios até Fortaleza, Recife e Belém”, explicou o diretor de Abastecimento.

Também participaram da coletiva o secretário municipal de Meio Ambiente de Fortaleza, Deodato José Ramalho, o gerente geral da Lubnor, Eribaldo Cantalejo Fernandes e o gerente de soluções comerciais da Petrobras, Frederico Kremer.

Além de Fortaleza, as regiões metropolitanas do Recife (PE) e de Belém (PA) estão recebendo o diesel menos poluente desde maio. As Regiões Metropolitanas de Fortaleza, Belém e Recife têm cerca de 800 postos revendedores de combustíveis oferecendo o Diesel S-50, sendo 322 no município de Fortaleza. A distribuição atende a o cronograma acertado junto ao Ministério Público, definido sob orientação do Ministério do Meio Ambiente. Em janeiro, a Petrobras já havia dado início ao fornecimento do diesel S-50 para as frotas cativas de ônibus urbanos das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Em agosto, será a vez de Curitiba (PR) ter o combustível disponibilizado para suas frotas de ônibus.
Em janeiro de 2010, o combustível será disponibilizado para as frotas cativas de ônibus urbanos de Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA) e da Região Metropolitana da Cidade de São Paulo. Em janeiro de 2011, o combustível será fornecido também às frotas cativas de ônibus urbanos de outras três Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo (Baixada Santista, Campinas e São José dos Campos) e da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

A produção do Diesel S-50 passa por unidades de hidrotratamento, que extraem o enxofre a partir de reações químicas envolvendo, principalmente, o hidrogênio.

Qualidade do ar

A qualidade do ar das cidades é influenciada por vários fatores, cada um deles com impacto maior ou menor. Além da qualidade dos combustíveis, são igualmente importantes o sistema viário, a tecnologia veicular, a inspeção e manutenção dos veículos, o tamanho e perfil de idade da frota, a velocidade média dos veículos, a gestão do tráfego e os programas de incentivo ao transporte coletivo.

Quanto à poluição atmosférica de origem veicular, o Governo Federal instituiu em 1986 o Proconve (Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores), um cronograma de redução gradual das emissões de poluentes para veículos leves e pesados. Desde o estabelecimento do programa, a Petrobras sempre atendeu às legislações relativas à melhoria da qualidade dos combustíveis. Em algumas ocasiões, a empresa se antecipou à legislação, como na retirada do chumbo da gasolina em 1989.

Além do enxofre oriundo da queima de combustíveis, gases como óxidos de nitrogênio (NOx) e compostos orgânicos voláteis (COVs), emitidos principalmente em atividades de combustão, também podem se transformar em material particulado.

Produção e Distribuição.

O objetivo da Petrobras é ter plena capacidade produtiva do diesel para atender o mercado brasileiro, sem depender de importação. Para garantir a produção doméstica total do combustível, a empresa está investindo 7,2 bilhões de dólares até 2013, incluindo o fornecimento do diesel S-10, com 10 partes por milhão de enxofre.

Fonte: Google News

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