terça-feira, 16 de junho de 2009

Secretaria realiza mobilização para combater a poluição sonora na capital

Cuiabá / Várzea Grande, 16/06/2009

Da Redação

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano realiza nesta quarta-feira (17-06), juntamente com a Delegacia Especializada do Meio Ambiente uma grande mobilização na área central contra a Poluição Sonora. O Disk Silêncio programa que foi criado pela lei 3.819/99 tem como finalidade principal combater a produção de ruídos emitida por atividades exercidas em nosso Município que possam interferir na saúde e causar incomodo ao bem-estar da população.

O coordenador do programa Ademir Gomes de Moura esclarece que o nível legal estabelecido em lei é de 70 decibéis, de 7h às 22h. Depois deste horário, o limite máximo cai para 60 decibéis. O coordenador destaca que as equipes continuarão a visitar todos os bairros da capital.

Segundo o Secretaáio Adjunto da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Gilson Nunes, este é um importante passo na definição do processo de conscientização de todos para que não haja mais distorções de poluição sonora na cidade de Cuiabá e seja garantido o sossego público dos moradores e instituições do município.

Como é feita a Medição?

Os técnicos que participam da ação de fiscalização utilizam um aparelho chamado Decibelímetro que mede o nível de ruído produzido pelo estabelecimento. A medição é feita dentro dos padrões da ABNT ( Associação Brasileira de Normas Técnicas). Caso o ruído ultrapasse os índices permitidos pelo zoneamento urbano , onde se localiza o estabelecimento e de acordo com o horário da ocorrência , o local será mutado, interditado ou lacrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!