quarta-feira, 17 de junho de 2009

Supermercados vão boicotar carne da Amazônia

Frigoríficos suspeitos de favorecer o desmatamento da floresta amazônica para a criação de gado e comerciantes de produtos de couro poderão ser processados como colaboradores de crime ambiental.
O Ministério Público Federal no Pará, 21 fazendeiros e 11 firgoríficos respondem na Justiça por criarem gado em áreas desmatadas ilegalmente. Muitas dessas fazendas estão embargadas
2006 e continuam produzindo.



O Ministério Público Federal no Pará notificou 69 empresas em todo o país, entre supermercados e fabricantes de produtos de couro. Se continuarem comprando gado dessas fazendas, vão ser processadas como colaboradores de crime ambiental.

As grandes redes de supermercados deram o primeiro passo. Suspenderam a compra de carne de 11 frigorificos do pará até que tenham como provar que o boi não usou como pasto áreas desmatadas ilegalmente na floresta amazônica.

O brasileiro é um grande consumidor de carne de boi, um dos maiores do mundo, 41 Kg por pessoa a cada ano, de acordo com a Associação dos Criadores de Gado de Corte.

O ministro do Meio Ambiente diz que a participação do consumidor é muito importante. "É fundamental o consumidor entrar na jogada. Eu acho que o melhor fiscal é o povo consciente", disse Carlos Minc.

Para a Associação de Produtores de Bovinos de Corte, a pecuária não precisa ser a vilã dessa história. "Não há necessidade de se derrubar uma árvore a mais para que possamos manter ou até dobrar o rebanho no médio e longo prazos, se necessário for, para produzir carne", disse José Antônio Fontes.

A Associação brasileira dos frigoríficos declarou que é difícil identificar as fazendas que produzem a carne irregularmente e sugeriu a criação de um cadastro nacional.


Fonte: Jornal Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!