quarta-feira, 17 de junho de 2009

WWF lança petição on-line pela instituição do Dia da Águia em Portugal

Águia Imperial (Aquila adalberti) A WWF lança hoje uma petição online pela instituição do Dia da Águia em Portugal. Depois de reunidas as assinaturas necessárias, esta será entregue na Assembleia da República.

A petição intitulada "Sobre a Águia Imperial" está disponível on-line no link
http://www.PetitionOnline.com/AI2009/petition.html e qualquer cidadão a pode assinar.

A organização global de conservação da natureza faz um apelo a todos os portugueses para aderirem a esta causa e assinarem a petição, como forma de mostrar que estão preocupados com a extinção desta espécie, que podem contribuir para a sua conservação e que querem medidas efectivas de protecção do seu habitat natural.

A WWF pretende, desta forma, alertar os portugueses para o perigo de extinção da Águia Imperial (Aquila adalberti) no nosso País, sublinhando a importância da protecção do seu habitat natural que são as áreas de montado de sobro e azinho.

Para alcançar o objectivo de conservação desta espécie em Portugal, a WWF trabalha na conservação da floresta Portuguesa e da sua biodiversidade, em particular na preservação do sobreiro, uma árvore característica da floresta mediterrânica e habitat natural de espécies emblemáticas e ameaçadas como a Águia Imperial, o Lince Ibérico, entre outras; a WWF desenvolve ainda campanhas de sensibilização da opinião pública (como a acção Dia da Águia, criada em parceria com o Sport Lisboa e Benfica e que este ano em Abril teve a sua segunda edição), que visam alertar para o perigo de extinção da Águia-Imperial no nosso País.

A WWF considera que "esta é uma iniciativa que alerta as pessoas para a importância da nossa floresta e da sua conservação. A degradação dos nossos recursos naturais pode resultar no desaparecimento de algumas espécies emblemáticas, como a Águia Imperial. Estamos a pedir aos portugueses que se tornem parte activa de um movimento de protecção da Águia Imperial, para isso basta que assinem a petição, lançando um voto de protecção do habitat da águia imperial".

A Águia Imperial é uma ave soberba, de grandes dimensões, apresentando uma envergadura de asas que pode atingir os 2 m, que se encontra criticamente em perigo ocorrendo unicamente, como nidificante, em Portugal e Espanha. Esta espécie sempre foi encarada como símbolo de poder e bravura. Tendo sofrido um acentuado declínio, nomeadamente com as campanhas do trigo nos anos 30, pensou-se estar extinta em Portugal até que, entre 2002 e 2004, foram confirmados casos de reprodução no nosso País estimando-se, actualmente, uma população de 2 a 5 casais. O habitat principal da espécie são os montados de azinho e sobro, intercalados por áreas de pasto ou cereal e zonas de mato. A diminuição da sua presa principal - o coelho (nomeadamente devido a doenças) assim como a fragmentação do seu habitat preferencial - os montados - são factores de risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!