domingo, 12 de julho de 2009

12 de Julho Dia do Engenheiro Florestal


Dia do Engenheiro Florestal

O profissional dessa área deverá desenvolver consciência dessas questões. Ele vai trabalhar não só prevenindo mas consertando o desgaste causado pelo próprio homem, encontrando uma forma de reparar ou mesmo permitir nas florestas atividades predatórias, mas de importância econômica para os países, como por exemplo a extração de madeira (para ser utilizada pelas indústrias).

O engenheiro florestal tem um vasto campo de atuação. Ele estuda e faz projetos para a preservação dos recursos renováveis e para a conservação de ecossistemas. Além de elaborar relatórios de impacto ambiental das atividades humanas em áreas de florestas, pode planejar e executar obras e serviços técnicos em engenharia rural em construções para fins florestais. Ele também estuda e faz projetos de aproveitamento racional de florestas e de reflorestamento, fazendo inventário florestal para manejo e melhoramento de florestas naturais e plantadas, pesquisa até a produção de sementes e de mudas para melhorar as características das plantas.

Na indústria de móveis, de papel e celulose, por exemplo, elabora os projetos de plantio e reflorestamento das espécies mais adequadas. Administra e desenvolve estudos para preservar e conservar os parques e reservas naturais.

O engenheiro florestal pode ser um profissional autônomo, desenvolvendo seu trabalho em qualquer lugar.Pode trabalhar em órgãos públicos, em instituições de ensino superior, em instituições de pesquisa e no setor privado (dentro de indústrias de papel e celulose e de madeira). Nem todas as universidades e faculdades que têm o curso de Engenharia oferecem o curso de Engenharia Florestal, porém o curso pode ser encontrado em quase todo o país: Ufac (Rio Branco) no Acre; UA e Utam (Manaus) no Amazonas; UnB (em Brasília); Ufes (Alegre) no Espírito Santo; Ufla (Lavras) e UFV (Viçosa) em Minas Gerais; UFMT (Cuiabá) no Mato Grosso, Fcap (Belém) no Pará, UFPB (Patos) na Paraíba, UFRPE (Recife) em Pernambuco; UFPR (Curitiba) e Unicentro (Irati) no Paraná; UFRRJ (Seropédica no Rio de Janeiro); UFSM (Santa Maria) no Rio Grande do Sul, Furb (Blumenau) e Unc (Canoinhas) em Santa Catarina; Unesp (Botucatu), Faef (Garça) e USP (Piracicaba) em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!