domingo, 19 de julho de 2009

Convenção Ambiental Portuária reúne especialistas de 34 países

Encontro ocorre entre em Foz do Iguaçu a partir do dia 21

Representantes de pelo menos 34 países são esperados na 1.ª Convenção Hemisférica sobre Proteção Ambiental Portuária da Organização dos Estados Americanos (OEA), que começa dia 21 e segue durante quatro dias em Foz do Iguaçu. O tema central é o meio ambiente, mas os negócios e as alternativas logísticas farão parte dos debates.

Paralelamente ao evento será realizado o Seminário de Sustentabilidade em Comércio Exterior e estão previstos debates com os presidentes das Câmaras de Comércio Brasil-China, Brasil-Rússia e Brasil-Itália, além do cônsul econômico do Consulado da África do Sul.

O ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos (SEP), Pedro Brito, confirmou presença na abertura da Convenção da OEA. O ministro deve confirmar em Foz do Iguaçu que todos os investimentos do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, previstos para o setor portuário, estão assegurados.

Nos dias 22 e 23 de julho também acontece o 1.º Simpósio Integrado de Logística Portuária e Meio Ambiente, dentro da programação da 1ª Convenção da OEA. Um dos temas é a situação da população das cidades portuárias. De acordo com a bióloga Franciane Pellizzari, uma das organizadoras, o simpósio discutirá os desafios na área logística e vai debater a gestão ambiental nos portos brasileiros.

– O Porto de Paranaguá é um dos primeiros a demonstrar preocupação em se enquadrar à legislação e pioneiro em ações ambientais – disse ela.

O simpósio também terá a participação de estudantes de diversas áreas, através de apresentação de pesquisas científicas.

Uma das figuras mais esperadas na 1ª Convenção da OEA em Foz do Iguaçu é o ambientalista Jean-Michel Cousteau, filho do oceanógrafo francês Jacques Cousteau. Há 10 anos, ele fundou a Ocean Futures Society, uma organização sem fins lucrativos de conservação marinha e educação ambiental. Na 1ª Convenção Hemisférica sobre Proteção Ambiental Portuária da OEA, o estudioso irá falar sobre o trabalho desenvolvido pela Ocean Futures Society e a preocupação com o futuro dos mares e de toda a biodiversidade marinha.

A Agenda 21 também será um dos temas do evento. O documento, aprovado pela ECO-92, estabelece a importância de cada país no desenvolvimento socioambiental. O seminário também irá abordar as novas estratégias para micro e pequenas empresas e o empreendedorismo no Brasil. A Convenção será realizada de 21 a 24 de julho no Centro de Eventos do Mabu Thermas & Resort, em Foz do Iguaçu.

O evento promovido pela OEA, por meio da Comissão Interamericana de Portos (CIP), está sendo realizado em conjunto com a Secretaria Especial de Portos (SEP) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). A Associação Comercial e Industrial Agrícola de Paranaguá (ACIAP), a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP) e a Ferroeste são parceiras da Appa no evento.

GOVERNO DO PARANÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!