domingo, 19 de julho de 2009

Indústria de calçados aposta na "onda verde" e lança produtos ecológicos


19/07 - 07:30 - Mariana Sant'Anna, do Último Segundo

A preocupação com a preservação do planeta e o aquecimento global se mostrou forte na 41ª edição da Feira Internacional de Calçados, Acessórios de Moda, Máquinas e Componentes (Francal), que aconteceu de terça a sábado em São Paulo. Diversas marcas lançaram produtos que demonstravam um aumento na preocupação com o meio ambiente.

Exemplo disso foi o lançamento da marca Naturezza, pertencente à Via Uno. A nova linha de calçados nasce com uma proposta de ser o menos agressiva possível ao ambiente na sua indústria e, além disso, levar informações ecológicas ao público da classe C. Até o estande da marca na feira era todo feito de material reciclado.

O carro chefe da marca é o tênis totalmente reciclado. O chamado Tênis Ecológico tem cabedal feito em lona reciclada com tecido é composto por 50% de algodão reciclado, 35% de poliéster pet e 15% de juta natural. O cadarço é feito de fios de juta reciclado e os ilhós são feitos em alumínio reciclado de latinhas de refrigerante. A sola é uma mistura de cortiça reciclada e aroma de andiroba, que também é antiderrapante. O modelo deve chegar ao mercado custando R$ 79,90.
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Modelo feito de material reciclado
“Muitas marcas patrocinam projetos, para salvar o mico-leão dourado, despoluir o rio Tietê, mas achamos que o mais importante é mudar o pensamento das pessoas”, afirma o diretor de Marketing da Naturezza, Paulo Kieling. Com base nesse pensamento, a marca optou por fazer todas as caixas de seus calçados a partir de materiais reciclados e com mensagens incentivando a preservação ambiental. Além disso, todos os adesivos usados na fabricação dos sapatos são à base de água e o material é sintético ao invés de couro. “A maioria dos produtos ecológicos é cara e destinada à classe A. Esse público já sabe o que é preciso para preservar o meio-ambiente”, diz Kieling. “Nossa proposta é levar esse tipo de produto e informação a quem hoje não tem acesso.” Sandália retornável A marca Góoc, desde seu lançamento, tem uma linha de sandálias com a sola feita a partir de pneus reutilizados. A partir deste mês, a marca iniciou uma campanha para reciclar ainda mais a borracha: o consumidor pode devolver as sandálias usadas em algumas lojas e receber um crédito no valor de R$ 5 para comprar um novo produto.

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Sandália masculina feita de pneu reciclado

A campanha, chamada de “Atitude 10”, terá a primeira etapa até o dia 30 de setembro, mas deve ser renovada, segundo o representante do departamento de Marketing da empresa, Kaleo Pinheiro.

“Nosso objetivo com a campanha é fechar o ciclo limpo da reciclagem, fazendo com que também a sandália seja reciclada”, afirma.

Nesta Francal, a marca destaca um lançamento masculino e um feminino na linha com solado de borracha. A opção feminina é uma sandália de dedo, e a masculina é uma papete. O preço é R$ 29,90 cada.

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Salto é feito a partir de fibra de sacolas

A marca infantil Ortopé traz uma sapatilha com materiais com baixo impacto ambiental, como couro que não usa metais pesados e tecido biodegradável. Os adesivos usados pela marca são solúveis em água, e as solas são recicláveis. Os preços sugeridos para a linha de calçados varia de R$ 79,90 a R$ 89,90.

A grife mineira Julia Mezzetti apostou na preservação ambiental ao lançar uma linha de sandálias que usam fibras de sacolas plásticas no salto tipo Anabela.

O material forma um trançado em preto e branco, que alia a reciclagem à tendência de moda da estação. Os calçados custam R$ 119 para o consumidor final.

A linha conta também com uma bolsa feita a partir de fibra de sacola plástica. O preço do produto é R$ 395.

A aposta da marca de bolsas Smart Bag é na linha Eco, composta por modelos que usam couro que não usa chumbo e é feito com extrato de fibras naturais, com o objetivo de ser menos agressivo ao meio-ambiente. As bolsas custam a partir de R$ 300.

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