domingo, 19 de julho de 2009

Educação para a Sustentabilidade. EcoFuturo.

Reprodução de textos e imagens do site http://www.ecofuturo.org.br/premio.

____________________________________________________________

image

Quem é que não tem uma ideia, mesmo vaga, de um "mundo como ele deveria ser"? Quantos de nós, estaríamos preparados para viver nesse "mundo como ele deveria ser"?

A humanidade aperfeiçoou tanto sua capacidade de refletir sobre si mesma que hoje pode até se reinventar como espécie e assumir uma responsabilidade maior com relação à vida na sua integralidade e na sua continuidade. Isto é SUSTENTABILIDADE da natureza, das interações, dos direitos humanos… De tudo o que precisa ser sustentado para uma vida com mais qualidade e alegria, com regras de convivência e negociação justas, com acesso amplo e equilibrado aos recursos naturais, culturais e sociais de um planeta observado, conhecido, respeitado e bem tratado.

O que se faz hoje em educação, no Brasil, para que nossos jovens tenham as condições e as ferramentas necessárias para criar esse "mundo como ele deveria ser"?

É isso o que queremos descobrir e divulgar com este Prêmio nacional de propostas de ação educativa de professores e escolas que educam para a sustentabilidade. A ideia é selecionar e premiar os responsáveis pelas melhores ideias educativas concebidas a partir do livro "A vida que a gente quer depende do que a gente faz", voltadas para a aprendizagem da sustentabilidade em seu sentido mais amplo.

  • Lançamento: dia 15 de junho de 2009
  • Recebimento de inscrições e trabalhos a partir de 15 de julho até 15 de Agosto de 2009
  • Serão selecionados 2 finalistas de cada região do Brasil, totalizando 10 professores/escolas
  • Os vencedores serão anunciados no mês de novembro de 2009.

Para saber mais sobre como participar do 1º Prêmio Ecofuturo de Educação para a Sustentabilidade, clique aqui.

* * * * *

A Vida que a Gente quer Depende do que a Gente Faz

(da série Leituras do Brasil, publicada pelo Instituto Ecofuturo) está disponível para download aqui. Esse livro, que foi distribuído a todas as escolas participantes do 6° Concurso de Redação Ler é Preciso, fala de tudo isto:

  • respeito à terra
  • proteção e restauração da diversidade
  • produção sustentável
  • consumo sustentável
  • respeito aos direitos humanos
  • dignidade
  • erradicação da pobreza
  • paz
  • solução não-violenta para os conflitos
  • distribuição justa dos recursos do planeta
  • participação democrática nos processos de decisão
  • igualdade (de direitos) de gênero (grifo meu)
  • responsabilidade e transparência na administração
  • conhecimentos e tecnologias que facilitam cuidar da Terra
  • educação para todos
  • responsabilidade compartilhada pelo bem-estar da humanidade (hoje
    e no futuro)

Conteúdo para Orientação do Professor

Este material de referência contém explicações de como o professor pode apresentar seu projeto, plano de aula ou sequência didática. Clique aqui.

Educação para a Sustentabilidade

Entrevistas com especialistas publicadas na newsletter do Ecofuturo com conteúdos que revelam a conectividade entre homem e natureza, abordando questões para a sustentabilidade, que permitirão a reflexão, a discussão e a ação cooperada entre aluno e professor em sala de aula. Clique aqui.

Sugestão de acervo para pesquisa

ASSMAN, H. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

CAPRA, F. Alfabetização ecológica. São Paulo: Cultrix, 2002.

CAPRA, F. A teia da vida. São Paulo: Cultrix, 1996.

GALTUNG, J. O caminho é a meta: Gandhi hoje. São Paulo: Palas Athena, 2003.

MACY, J.; BROWN, M. Y. Nossa vida como Gaia práticas para reconectar nossas vidas e nosso mundo. São Paulo: Gaia, 2004.

MATURANA, H.; VERDEN-ZOLLER, G. Amar e brincar fundamentos esquecidos do humano. São Paulo: Palas Athena, 2004.

MORIN, E.; KERN, A. B. Terra pátria. Porto Alegre: Sulina, 1995.

NEEDLEMAN, J. O coração da Filosofia. São Paulo: Palas Athena, 1991.

MENDONÇA, R.; NEIMAN, Z. À sombra das árvores. Transdisciplinaridade e educação ambiental em atividades extraclasse. São Paulo: Ed. Chronos, 2003.

MENDONÇA, R. Conservar e criar natureza, cultura e complexidade. São Paulo: Ed. Senac, 2005.

CORNELL, J. Vivências na natureza guia de atividades para pais e educadores. São Paulo: Ed. Aquariana, 2005.

Casos

Conheça alguns projetos desenvolvidos por escolas com o Livro "A vida que a gente quer depende do que a gente faz" no 6º Concurso de Redação Ler é Preciso. Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!