Reprodução de textos e imagens do site http://www.ecofuturo.org.br/premio.
____________________________________________________________
Quem é que não tem uma ideia, mesmo vaga, de um "mundo como ele deveria ser"? Quantos de nós, estaríamos preparados para viver nesse "mundo como ele deveria ser"?
A humanidade aperfeiçoou tanto sua capacidade de refletir sobre si mesma que hoje pode até se reinventar como espécie e assumir uma responsabilidade maior com relação à vida na sua integralidade e na sua continuidade. Isto é SUSTENTABILIDADE da natureza, das interações, dos direitos humanos… De tudo o que precisa ser sustentado para uma vida com mais qualidade e alegria, com regras de convivência e negociação justas, com acesso amplo e equilibrado aos recursos naturais, culturais e sociais de um planeta observado, conhecido, respeitado e bem tratado.
O que se faz hoje em educação, no Brasil, para que nossos jovens tenham as condições e as ferramentas necessárias para criar esse "mundo como ele deveria ser"?
É isso o que queremos descobrir e divulgar com este Prêmio nacional de propostas de ação educativa de professores e escolas que educam para a sustentabilidade. A ideia é selecionar e premiar os responsáveis pelas melhores ideias educativas concebidas a partir do livro "A vida que a gente quer depende do que a gente faz", voltadas para a aprendizagem da sustentabilidade em seu sentido mais amplo.
- Lançamento: dia 15 de junho de 2009
- Recebimento de inscrições e trabalhos a partir de 15 de julho até 15 de Agosto de 2009
- Serão selecionados 2 finalistas de cada região do Brasil, totalizando 10 professores/escolas
- Os vencedores serão anunciados no mês de novembro de 2009.
Para saber mais sobre como participar do 1º Prêmio Ecofuturo de Educação para a Sustentabilidade, clique aqui.
* * * * *
A Vida que a Gente quer Depende do que a Gente Faz
(da série Leituras do Brasil, publicada pelo Instituto Ecofuturo) está disponível para download aqui. Esse livro, que foi distribuído a todas as escolas participantes do 6° Concurso de Redação Ler é Preciso, fala de tudo isto:
- respeito à terra
- proteção e restauração da diversidade
- produção sustentável
- consumo sustentável
- respeito aos direitos humanos
- dignidade
- erradicação da pobreza
- paz
- solução não-violenta para os conflitos
- distribuição justa dos recursos do planeta
- participação democrática nos processos de decisão
- igualdade (de direitos) de gênero (grifo meu)
- responsabilidade e transparência na administração
- conhecimentos e tecnologias que facilitam cuidar da Terra
- educação para todos
- responsabilidade compartilhada pelo bem-estar da humanidade (hoje
e no futuro)
Conteúdo para Orientação do Professor
Este material de referência contém explicações de como o professor pode apresentar seu projeto, plano de aula ou sequência didática. Clique aqui.
Educação para a Sustentabilidade
Entrevistas com especialistas publicadas na newsletter do Ecofuturo com conteúdos que revelam a conectividade entre homem e natureza, abordando questões para a sustentabilidade, que permitirão a reflexão, a discussão e a ação cooperada entre aluno e professor em sala de aula. Clique aqui.
Sugestão de acervo para pesquisa
ASSMAN, H. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.
CAPRA, F. Alfabetização ecológica. São Paulo: Cultrix, 2002.
CAPRA, F. A teia da vida. São Paulo: Cultrix, 1996.
GALTUNG, J. O caminho é a meta: Gandhi hoje. São Paulo: Palas Athena, 2003.
MACY, J.; BROWN, M. Y. Nossa vida como Gaia práticas para reconectar nossas vidas e nosso mundo. São Paulo: Gaia, 2004.
MATURANA, H.; VERDEN-ZOLLER, G. Amar e brincar fundamentos esquecidos do humano. São Paulo: Palas Athena, 2004.
MORIN, E.; KERN, A. B. Terra pátria. Porto Alegre: Sulina, 1995.
NEEDLEMAN, J. O coração da Filosofia. São Paulo: Palas Athena, 1991.
MENDONÇA, R.; NEIMAN, Z. À sombra das árvores. Transdisciplinaridade e educação ambiental em atividades extraclasse. São Paulo: Ed. Chronos, 2003.
MENDONÇA, R. Conservar e criar natureza, cultura e complexidade. São Paulo: Ed. Senac, 2005.
CORNELL, J. Vivências na natureza guia de atividades para pais e educadores. São Paulo: Ed. Aquariana, 2005.
Casos
Conheça alguns projetos desenvolvidos por escolas com o Livro "A vida que a gente quer depende do que a gente faz" no 6º Concurso de Redação Ler é Preciso. Clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!